
Trata-se de um bolo tradicional indispensável na mesa de Natal dos Madeirenses. A sua criação foi inspirada pela introdução da cana de açúcar na Madeira e data dos séculos XV-XVI. Mais tarde adicionaram-se as especiarias europeias e as vindas da Índia. Os ingredientes base são: farinha de trigo e de milho, mel-de-cana (que lhe confere a sua característica cor escura), açúcar, manteiga, banha de porco, cidra curtida e bicarbonato de sódio. Para o fim juntam-se as frutas – nozes, cidra e amêndoa – e as especiarias - canela-da-Índia, cravo, cravo-da-Índia, erva-doce em pó e gengibre.
É um produto tão artesanal que cada família tem a sua própria receita. Uma das particularidade deste original bolo é ter de ser partido à mão para manter as suas qualidades. Pode ser conservado durante vários meses e a tradição dita que deve ser confecionado a 8 de Dezembro para que esteja bom no Natal.
Um Madeira de estilo doce como o da casta Malvasia, encorpado, aromático, complexo e intenso é a harmonização perfeita para acompanhar esta iguaria tradicional oriunda da mesma ilha.
No vinho Madeira é a casta que define o teor de açúcar e o estilo. O Madeira Malvasia é o vinho mais doce com um valor mínimo de 100 gramas de açúcar por litro. As castas que podem ser utilizadas são a Malvasia Cândida e a Malvasia de São Jorge. Estes vinhos são ricos e encorpados e têm um bouquet com notas de especiarias e mel. Quando jovens têm uma cor dourada que vai escurecendo com os anos. Quanto mais velho for o vinho mais opulento e complexo. É um vinho sensacional para harmonizar com a intensidade deste bolo especiado, rico em frutos secos e com um sabor muito característico proveniente do mel de cana.
Um Vinho do Porto da categoria Tawny com indicação de idade (10, 20, 30 e 40 anos) é outra harmonização sublime. Envelhecidos em cascos ou toneis, os Tawny são vinhos ricos, concentrados, suaves, aveludados e que adquirem aromas a frutos secos. Quanto mais velhos mais complexos são revelando outros aromas como mel, especiarias, alperces secos, baunilha ou toffee, entre outros.
Um Vinho de Carcavelos é outra luxuriante combinação para acompanhar este bolo tradicional. Com uma cor topázio muito sedutora é um vinho, elegante, aveludado, persistente e amendoado. Quanto mais velho mais complexo e refinado.
Deixe um comentário Cancelar comentário