Vinhos de CHABLIS!

Chablis é o nome de uma das cinco sub-regiões da notável região vitivinícola da Borgonha. Situada na parte norte da Borgonha, entre Paris e Beaune, e muito perto da região de Champagne, é uma região de vinhos brancos de excecional qualidade produzidos a partir de uma única casta, a Chardonnay.

Os Chablis são vinhos frescos, minerais, elegantes e de aromas frutados muito puros. O solo e o subsolo em que se encontra o vinhedo de Chablis é uma das razões para o seu carácter tão puro. A sua origem data de há 150 milhões de anos, e é constituído por uma bacia sedimentar, outrora ocupada pelo mar, rica em conchas e fósseis de animais marinhos compactados. Este subsolo composto por marga cinzenta que se alterna com bancos de calcário e fósseis é chamado de Kimmeridgiano e origina vinhos de uma mineralidade afiada, muitas vezes descrita como de aço, impossível de replicar noutros terroir. 

O clima é difícil de classificar. Com invernos longos e rigorosos e verões quentes é muitas vezes considerado como semi-continental mas também tem alguma influência oceânica e continental. Durante a Primavera podem ocorrer geadas que são devastadoras para as vinhas. Este é um período muito crítico para a videira pois é a altura em que os brotos dão flor. Ao longo dos anos os viticultores utilizaram e aprimoraram vários métodos para aquecer as vinhas para minimizar os efeitos das geadas. Entre outros métodos, podem ser utilizadas velas, ou a pulverização de água para os brotos criando uma fina camada de gelo que garante que a temperatura do broto se mantenha nos zero graus e não desça mais.

Vinhos de Chablis

Os vinhos produzidos na região da Borgonha, e claro, em Chablis, estão divididos em Apelações de Origem Protegida (AOP) que delimitam a área geográfica.

Algumas Apelações de Origem Protegida têm ainda uma menção da Denominação Geográfica Complementar, que identifica um território mais restrito.

Por último algumas vinhas estão classificadas consoante o “climat” que identifica uma área específica de vinha. E existem parcelas ou “climats” classificados como Grand Cru, Village e Régionale. Por sua vez, as vinhas da categoria Village, podem ter parcelas elevadas à categoria de Premier Cru.

Um vinho Chablis da categoria Village tem no rótulo a identificação da comuna (aldeia) de onde são provenientes as uvas. Um Village Premier Cru tem o nome da comuna e pode (ou não) ter o nome da parcela de onde são provenientes as uvas. No Grand Cru é sempre indicado no rótulo o nome da parcela. A denominação Régionale abrange toda a Borgonha a partir de uvas cultivadas numa determinada região. Um vinho Régionale pode ser rotulado com a indicação da região de onde é proveniente, como por exemplo, Bourgogne Côte D´Or ou simplesmente como Bourgogne Tinto e Bourgogne Branco.

A classificação da Borgonha pode ser algo complicada de perceber, mas é inevitável falarmos dela. Agora vamos ver como são classificados os vinhos de Chablis e quais as diferenças entre eles.

São quatro as Apelações de Origem Protegida de Chablis:
-
Petit-Chablis
- Chablis
- Chablis Premier Cru
- Chablis Grand Cru

Vinhos Chablis

Petit-Chablis
Petit-Chablis é uma Apelação de Origem Protegida da categoria Village e, estes vinhos podem ser produzidos por todas as comunas de Chablis. Os vinhedos dos Petit-Chablis localizam-se nas encostas mais altas e nos solos mais jovens e representam cerca de 19% da produção de Chablis.

Vinhos Chablis

Feitos para serem bebidos jovens os Petit-Chablis são vinhos mais simples e sem estágio em barrica. São vinhos leves, vibrantes e ricos em aromas de flores brancas e citrinos. Vívidos e equilibrados são excelentes com saladas, ostras, camarões cozidos ou grelhados, sashimi, sushi, peixe grelhado, pratos de peixe temperados com limão, petiscos fritos, queijos como o Gouda, Nisa, Terrincho, e Gruyère ou simplesmente a solo. Deve ser servido entre os 9°-10°C.

Vinhos de Chablis

Chablis
Chablis é a maior Apelação de Origem Protegida e representa cerca de 66% dos vinhos produzidos. É uma AOP Village e os seus vinhos só podem ser produzidos nas comunas de Beines, Béru, Chablis, Fyé, Milly, Poinchy, La Chapelle-Vaupelteigne, Chemilly-sur-Serein, Chichée, Collan, Courgis, Fleys, Fontenay-Près-Chablis, Lignorelles, Ligny-le-Châtel, Maligny, Poilly-sur-Serein, Préhy, Villy e Viviers. Os seus vinhedos situam-se ao longo do rio Serein no departamento de Yonne.

É um vinho mais complexo e com mais profundidade do que o Petit-Chablis. Geralmente também não tem barrica e os aromas minerais, cítricos e a flores brancas são menos subtis do que no Petit-Chablis. É um vinho muito elegante com um agradável toque de salinidade. Pode ter notas de menta, tília, feno e alcaçuz, entre outros. Com o envelhecimento pode evidenciar notas de especiarias. É um vinho para ser bebido jovem, entre os 2-3 anos.

Harmoniza com sushi, marisco, peixe grelhado, pratos de peixe temperados com limão, peixe frito, terrinas de legumes, pratos vegetarianos, pratos de cogumelos, frango assado, frango de fricassé, pratos da cozinha tailandesa, pratos da cozinha indiana levemente picantes, ou queijos de cabra, queijo Feta, Beaufort, Comté e Emmental ou simplesmente como aperitivo. Recomenda-se uma temperatura de serviço entre 10°-11°C.

Vinhos de Chablis

Chablis Premier Cru
Existem 40 parcelas de vinhas elevadas à categoria de Premier Cru nas comunas de Beines, Chablis, La Chapelle-Vaupelteigne, Chichée, Courgis, Fleys, Fontenay-Près-Chablis, Fyé, Maligny, Milly e Poinchy. Os Chablis Premier Cru representam 14% dos vinhos produzidos em Chablis.

Vinhos de Chablis

Os vinhedos situam-se nas encostas das margens do rio Serein e existem diferenças entre os vinhos consoante a sua localização. Por esse motivo, algumas das parcelas menos reconhecidas juntaram-se às mais famosas. Na prática, isto significa que apesar de existirem 40 parcelas de vinha (climats) com a categoria de Premier Cru, geralmente só encontramos Premier Cru de 17 climats. Estes 17 climats , chamados de “climats porta-bandeira”, são: Mont de Milieu, Montée de Tonerre, Fourchaume, Vaillons, Montmains, Côte de Léchet, Beauroy, Vaucoupin, Vosgros, Vau de Vey, Vau Ligneau, Les Beauregards, Les Fourneaux, Côte de Vaubarousse, Berdiot, Côte de Jouan, Chaume de Talvat.

Infográfico dos Climat dos Cru

Chablis Wines

Se um Chablis Premier Cru tiver uvas provenientes de mais do que um climat é rotulado como Chablis Premier Cru sem indicação do nome da parcela da vinha ou climat.

Se um Chablis Premier Cru tiver uvas de um climat que está associado a um dos 17 climats porta-bandeira, pode optar por utilizar o nome do climat porta-bandeira a que está associado.

Os Chablis Premier Cru são vinhos com mais intensidade e concentração. Os da margem direita do Rio Serein são mais frutados e estruturados, e geralmente os mais apreciados. Os da margem esquerda são mais contidos e florais.

Os climat de Premier Cru mais famosos da margem direita são: Fourchaume, Montée de Tonnerre, Mont de Milieu e Vaulorent. Na margem esquerda são muito reconhecidos Vaillons e Montmains.

Uma das características dos vinhos Chablis é o facto de raramente passarem por barrica para preservarem a sua pureza e mineralidade, no entanto alguns Premier Cru e Grand Cru podem ter fermentação e/ou estágio em barrica. Por serem vinhos com mais complexidade e concentração não ficam marcados pela madeira.

Os Chablis Premier Cru podem ser consumidos jovens, mas envelhecem muito bem adquirindo aromas mais complexos entre os 5 e 10 anos.

A sua característica mineral e notas salinas fazem destes vinhos um par perfeito para ostras e outros mariscos preparados de uma forma simples. Pratos de peixe ou de frango com um molho cremoso e subtil também são boas opções. Recomenda-se uma temperatura de serviço entre os 10°-11°C.

Vinhos de Chablis

Chablis Grand Cru
Considerados como a jóia da coroa dos Chablis representam apenas 1% dos vinhos produzidos na região de Chablis. Os seus vinhedos ficam na localização mais privilegiada da margem direita do Rio Serein em zonas geralmente mais quentes. São produzidos nas comunas de Chablis (maior parte), Fyé e Poinchy. Existem 7 parcelas de vinha ou climats de Grand Cru: Blanchot, Bougros, Les Clos, Grenouilles, Preuses, Valmur, and Vaudésir.

Vinhos de Chablis

São os mais complexos e com mais personalidade. Feitos para durar têm uma mineralidade, elegância e equilíbrio incríveis, e são considerados um dos grandes vinhos do mundo. São profundos e com muitas camadas.

Um Chablis Grand Cru fica excelente com pratos de marisco, especialmente lagosta e lavagante com molhos cremosos ou de manteiga. Foie Gras é outra iguaria que harmoniza na perfeição com a complexidade aromática de um Chablis Grand Cru.  E pratos de aves com molhos de natas são outa boa opção. Recomenda-se uma temperatura de serviço entre os 12°-14°C.

Vinhos de Chablis

Agora que já sabe mais sobre Chablis e os seus estilos de vinho experimente-os e faça as suas combinações gastronómicas! Vai perceber que são vinhos únicos, muito diferentes dos Chardonnay provenientes de outras regiões do mundo.

Etiquetas: Vinhos de Chablis

Deixe um comentário

* Nome:
* Email: (não será publicado)
   Website: (url do site com http://)
* Comentário
Captcha
Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!