Vinhos de Colheita Tardia

Os vinhos de colheita tardia são vinhos absolutamente excecionais. As uvas são colhidas no fim da época normal das vindimas quando o nível de açúcar está no ponto mais alto mas a acidez natural é preservada dando origem a vinhos equilibrados e com notas concentradas de frutos secos.

A maturação para além do tempo normal torna a película da uva mais fina e permeável ao fungo Botrytis Cinerea que aparece com a humidade. Este fungo penetra nas uvas causando pequenas perfurações e fazendo com que o líquido presente nas uvas evapore transformando-as quase em uvas-passas. Os açúcares ficam mais concentrados e continuam a aumentar, dando a estes vinhos a sua doçura característica que no entanto é equilibrada com uma espetacular acidez. Os aromas também vão evoluir e ficar mais concentrados e complexos ganhando notas de mel, cera de abelha e a frutos secos entre outros. 

O clima é essencial para que este processo tenha sucesso. Manhãs com nevoeiro e humidade, seguidas de tardes secas e ensolaradas, são o tempo ideal para permitir que estas uvas ultra maturadas se mantenham saudáveis e atinjam a chamada “podridão nobre”. A “podridão cinzenta” é o contrário do que se pretende. Esta, aparece quando a humidade e as chuvas são persistentes estragando as uvas.

Pensa-se que este método foi praticado pela primeira vez na região húngara de Tokaji espalhando-se depois para determinadas regiões da Alemanha e França com um clima propício para desencadear o processo de uvas botritizadas.

Em termos técnicos qualquer casta pode ser usada para vinhos de colheita tardia, no entanto, há um conjunto de castas que é normalmente escolhida por produzir vinhos de excecional qualidade. As castas mais utilizadas são: Riesling, Furmint, Gewürztraminer, Sémillon, Pinot Gris, Chenin Blanc e Moscatel.

Sauternes (França a sul de Bordéus) e Tokai Aszú (Hungria na região de Tokaji) são dois dos mais famosos vinhos de colheita tardia.

E já ouviu falar num vinho de colheita tardia chamado de Ice-Wine?

Ice-Wine

Os Ice-Wine são vinhos de colheita tardia que são feitos em países mais frios pois o processo implica a prensagem de uvas congeladas. Originalmente eram produzidos na Alemanha e na Áustria mas atualmente países como o Canadá e os Estados Unidos da América também produzem Ice-Wines. Neste método as uvas são colhidas quando estão congeladas a uma temperatura de cerca de -7°C. Estas uvas vão de imediato para a adega para serem prensadas dando origem a um suco superconcentrado e com um teor de açúcar muito elevado já que toda a água existente nas uvas foi congelada. No processo de prensagem a água que está congelada é separada e não se mistura com o suco daí a concentração do líquido que é extraído. O processo de fermentação é longo, entre os 3 e os 6 meses, e dá origem a um vinho muito doce. Existem vários graus de doçura: o açúcar residual por litro vai desde as 160 gramas até ás 220 gramas. As castas utilizadas nos Ice-Wines são, nas castas brancas, a Riesling, Gewürztraminer, Grüner Veltliner, Vidal Blanc e Chenin Blanc e, nas castas tintas, a Cabernet Franc. Os aromas destes vinhos são cítricos, de frutos tropicais e de mel e marmelada.

Vinho Santo. Sabe o que é?

Vinho Santo

Este vinho de colheita tardia é produzida em Itália nas regiões da Toscana e da Umbria. O método utilizado para a retirada da humidade das uvas é chamado de apassimento. As uvas são vindimadas e colocadas a secar em esteiras de palha num processo que pode demorar até 6 meses transformando-se quase em uvas-passas. Depois do apassimento as uvas são prensadas e colocadas em barricas de madeira para fermentarem. O processo de fermentação é muito lento e pode demorar até 4 anos dando origem a um vinho doce que pode ser branco ou tinto. Os brancos são produzidos principalmente com as castas Malvasia Branca e Trebbiano e têm aromas de figo, amêndoas e toffee com notas florais. Os tintos, produzidos principalmente com a casta Sangiovese, têm aromas de avelã, caramelo e café com notas de especiarias.

Temperatura Ideal para beber uma colheita tardia
Os vinhos de colheita tardia devem ser bebidos frescos, entre ao 10° e os 12°.

Harmonização
Foie gras, queijos fortes como o Roquefort ou o Gorgonzola,  sobremesas ricas em ovos ou simplesmente como aperitivo.

Deixe um comentário

* Nome:
* Email: (não será publicado)
   Website: (url do site com http://)
* Comentário
Captcha
Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!