Que copo de vinho escolher?

Não basta escolher o vinho adequado é também importante escolher o copo certo para tirar o melhor partido dos aromas e do sabor do vinho, que se comporta de forma diferente consoante o copo escolhido. No entanto, esta pode não ser uma tarefa fácil pois existem copos de inúmeros tamanhos, formatos e materiais. Escolher o copo certo pode ser algo confuso, mas, basta não complicar e ter presente algumas dicas úteis.

Dicas Gerais

Tamanho
Quanto mais largo for o bojo do copo mais contacto com o ar tem o vinho. Isto vai permitir arejar o vinho e consequentemente libertar os seus aromas. Tenha presente que a experiência aromática é tão importante como a sua degustação por isso lembre-se que quanto mais fechado for o vinho mais largo deverá ser o bojo do copo.

Formato
O copo deverá ser afunilado para que retenha os seus aromas.

Material
O copo deverá ser incolor e com um vidro de boa qualidade. A apreciação da cor, tonalidades e untuosidade é parte do prazer da degustação de um vinho.

Copos para Vinho Tinto
Copos Vinhos Tintos
O vinho tinto necessita de maior contacto com o ar para ser oxigenado. Um bojo largo vai permitir que o etanol evapore mais rapidamente intensificando os aromas, atenuando os taninos e suavizando o vinho. Um vinho leve e elegante fica perfeito num copo com bojo grande e arredondado para libertar e recolher todos os seus delicados compostos aromáticos. Um vinho tinto de corpo médio fica bem num copo de bojo largo, mas este deve ser mais afunilado para que os seus aromas sejam libertados progressivamente. Um vinho tinto encorpado deve ser servido num copo com o bojo muito largo e afunilado para permitir a evaporação mais rápida do etanol suavizando os taninos destes vinhos.

Copos para Vinho Branco e Rosé
Copos para vinho branco
O bojo de um copo para vinho branco leve e aromático é sempre mais pequeno do que qualquer copo específico para um vinho tinto para que mantenha a temperatura mais baixa, para preservar melhor os seus delicados aromas, como por exemplo, os aromas florais e para que esteja mais próximo do nariz e nos permita sentir melhor os aromas. Um vinho branco encorpado ou um vinho branco de curtimenta expressa-se melhor num copo com bojo um pouco maior especialmente se for estagiado em madeira.

Os vinhos rosés têm taninos tal como os tintos, uma vez que as uvas são prensadas ou maceradas com as películas, no entanto, os seus aromas possuem as características leves e frutadas de um vinho branco. O copo ideal deve ter o bojo mais largo do que um copo de vinho branco, mas deve ser mais estreito. Estes copos conservam a temperatura mais baixa e realçam a sua acidez. Se não possuir um copo específico para vinho rosé utilize um copo para vinho branco que cumpre perfeitamente o objetivo pretendido.

Copos para Vinho Espumante
Copos para vinho espumante
A taça original de vinho espumante, muito popular na década de 50, dissipa rapidamente os aromas e as bolhas por isso, apesar do revivalismo e romantismo associados, só funciona para espumantes doces como os Asti. Quanto ao copo em formato tulipa é simplesmente perfeito para degustar um vinho espumante. Com a borda mais estreita e o seu peculiar formato vai segurar as bolhas e manter a temperatura durante mais tempo. O flute também é uma boa opção. Apesar de não ser tão eficaz como a tulipa também preserva muito bem a efervescência destes vinhos.

Copos para Vinhos de Sobremesa
Copos para Vinhos de Sobremesa
Na realidade, estes vinhos ricos e complexos não carecem de um copo específico. Os copos para vinhos fortificados como o Vinho do Porto, Vinho Madeira ou Jerez e, para vinhos de colheitas tardias como um Sauternes ou Tokaji Aszú são normalmente mais pequenos porque são servidos em quantidades mais pequenas. Se não tem muito espaço no armário sugerimos que invista num versátil copo de Vinho do Porto sem necessidade de ter vários copos para vinhos de sobremesa.

Copo ISO
Já ouviu falar no copo ISO? É o copo reconhecido como de referência ou standard -  International Organization for Standardization. Muito resistente à quebra, tem um pé de 5 cm, uma abertura de 4,6 cm e um bojo de 6,5 cm. Foi concebido para ser utilizado com qualquer tipo de vinho: brancos, tintos, rosés, espumantes, vinhos de sobremesa e ainda destilados. Se não quiser complicar este é o copo “todo-o-terreno”.

Deixe um comentário

* Nome:
* Email: (não será publicado)
   Website: (url do site com http://)
* Comentário
Captcha
Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!