Orange Wines

Orange Wines! Já ouviu falar deles?

Também designados de Brancos de Curtimenta, Vinhos Âmbar ou Vinhos de Maceração Pelicular são atualmente uma tendência muito desafiadora mas, estão muito longe de ser uma moda. Aliás, estes “Vinhos Laranja” são fruto de um processo ancestral de vinificação que durante o século XX foi sendo esquecido mas voltou a ser reavivado no início deste século e, ainda bem.

São produzidos através de técnicas de vinificação natural em que os vinhos brancos são efetuados como se fossem tintos, ou seja, as películas são deixadas a fermentar com o suco de uma forma natural, criando um vinho de uma cor que pode ir do amarelo dourado até a uma magnífica cor âmbar brilhante, daí terem sido chamados de Orange. Devido à oxidação estes vinhos brancos de curtimenta têm um sabor diferente dos vinhos brancos convencionais. É difícil caracterizar de uma forma generalizada o sabor dos Orange Wines, uma vez que podem ser efetuados com uma variedade grande de castas, no entanto, devido ao contacto com as películas, o nível de taninos é maior do que nos vinhos brancos tornando-os mais desafiadores e complexos, mas mantendo as qualidades refrescantes de um branco.

Na uva os taninos encontram-se presentes nas grainhas, no engaço e principalmente na casca que é muita rica neste componente. Como os vinhos brancos têm pouco contacto com as películas, os taninos quase não estão presentes, ou não estão presentes de todo. Ora, os Orange Wines são vinhos de maceração pelicular por isso os taninos tornam estes vinhos mais intensos, estruturados, envolventes, e complexos ganhando por vezes notas de frutos secos apesar da sua componente mais fresca e frutada.

Estes vinhos enquadram-se nos chamados vinhos naturais exatamente porque o seu processo de vinificação é “natural”, isto é, privilegia práticas pouco interventivas  minimizando o uso de aditivos e incluindo por vezes a não filtração.

Se conhece estes vinhos já percebeu que muitos são turvos resultado dessa não filtração. Se não gostar do seu aspeto nublado pode sempre decantá-los mas saiba que o que dá esse aspeto turvo são sedimentos de uvas e leveduras que sobraram da fermentação e que não alteram em nada o sabor desses vinhos tornando-os mais “funky”.

Em termos de harmonizações ligam bem com pratos mais estruturados e intensos como os pratos da cozinha tradicional portuguesa. Podem também acompanhar os pratos cheios de sabor da cozinha asiática.

Se nunca experimentou não perca tempo. Há mesmo quem fique viciado neste estilo.

Deixe um comentário

* Nome:
* Email: (não será publicado)
   Website: (url do site com http://)
* Comentário
Captcha
Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!