
Para assinalar o Dia Internacional da Comida Picante que se celebra a 16 de Janeiro vamos dar algumas dicas e sugerir estilos de vinhos para harmonizar com alguns dos mais icónicos pratos de comida internacional picante.
Dicas
Escolha um vinho com um teor alcoólico mais baixo para neutralizar a sensação de ardor. Quanto mais alta foi a graduação alcoólica do vinho mais adstringente vai ficar o nosso palato acentuando a sensação de ardor.
O nível de taninos do vinho deverá ser baixo pois os taninos potenciam o calor do picante. Por essa razão os vinhos brancos são muitas vezes os preferidos pois têm um baixo teor de taninos ou não têm taninos de todo.
Um vinho com açúcar residual mais elevado é sempre uma boa escolha pois equilibra o picante do prato.
Escolha um vinho com uma boa acidez para acentuar o sabor do prato e ao mesmo tempo amenizar o picante.
Não deverá escolher um vinho com estágio em barricas de madeira. Os sabores amadeirados vão sobrepor-se aos sabores próprios dos pratos picantes que não vão brilhar como deviam.
Um vinho leve, fresco, frutado e com acidez elevada será a nossa recomendação de pairing. E, se tiver dúvidas saiba que um vinho espumante é sempre um ótimo companheiro pois a efervescência e natural acidez alivia o ardor e limpa o palato.
Agora, divirta-se e viaje connosco pelo mundo!
Portugal – Francesinha
É a famosa sandwich que nasceu no Porto. Consiste em duas fatias de pão-de-forma com carne de vaca ou carne de porco, linguiça, salsicha e fiambre. Coberta com queijo derretido e com um molho intenso e picante constitui uma refeição muito saborosa. Tradicionalmente os portuenses acompanham com cerveja. Nós sugerimos que experimente harmonizar a Francesinha com um vinho da região do Vinho Verde. Frescos, frutados, florais e com uma acidez viva e crocante são excelentes para equilibrar o calor deste prato.
Coreia – kimchi
Estes vegetais salgados, fermentados e transformados em picles ainda não são muito populares no Ocidente mas são indispensáveis para os coreana e a sua confeção data de há cerca de dois mil anos. Podem ser servidos como entrada ou como acompanhamento de qualquer refeição. Os vegetais utilizados são normalmente couve mas também podem incluir rabanete, aipo, cenoura, pepino, beringela, cebolinho, beterraba, e rebentos de bambu. São fatiados, atados em molhos e marinados em salmoura com pasta de peixe, pimentas, alho, gengibre, açúcar, e alho. Adquirem várias camadas complexas de sabor picante, salgado, doce e azedo. Estes sabores são difíceis de neutralizar. A nossa sugestão será um Riesling, um Pinot Gris ou um Gewürztraminer.
China - Dan Dan Noodles
Originário da província de Sichuan este prato é um clássico da cozinha chinesa. Os noodles são servidos num molho picante feito com óleo de pimenta, legumes em conserva e claro pimenta de Sichuan. É depois coberto com carne de porco picada e estaladiça, flocos de amendoim e cebolinho. Para acalmar e complementar esta bomba de sabor sugerimos um vinho rosé, seco, frutado e com acidez vibrante. Este vinho vai emparelhar muito bem com a cremosidade do caldo.
Índia - Butter Chicken
Butter Chicken é o anglicismo para o nome indiano Murgh Makhani e é o prato mais popular e famoso da cozinha indiana senão um dos mais populares do mundo. Consiste num caril de frango aromaticamente marinado em iogurte e muitas especiarias como coentros, garam masala, gengibre, cominho entre outras. Tradicionalmente é grelhado num Tandoor, um forno cilíndrico de barro, e adicionado a um incrível molho com nata, tomate, manteiga, e muitas especiarias. É servido com pão naan e guarnecido com mais manteiga, coentros ou malaguetas verdes. Um vinho da casta Gewürztraminer muito aromático e com notas adocicadas e florais é um ótimo pairing para estes pratos ricos e bem condimentados.
Jamaica - Camarões Apimentados
Na Jamaica os camarões apimentados são uma popular comida de rua com muitas camadas de sabor. São cozinhados numa frigideira com alho, pimenta picante, manteiga e tomilho, absorvendo todos estes sabores. Para uma harmonização mais clássica opte por um Sauvignon Blanc ou um Grenache Blanc que são excelentes para fazer face a pratos picantes e amanteigados. Um Arinto da região de Lisboa é outra excelente opção. Com mineralidade e acidez vibrante tem notas de maça verde, lima e limão ligando lindamente com este prato apimentado.
Japão – Ramen
É um caldo cristalino extremamente saboroso e muito popular no Japão. Feito com ossos de animais, vegetais ou marisco seco é fervido com alho, gengibre, cogumelos e molho de soja. Coberto com galinha, porco, ovo, algas, dashi, cebolinho entre outros ingredientes é um prato com toneladas de sabor e vários níveis de picante. Há uma miríade de versões e estilos e cada pessoa ou restaurante tem a sua própria versão. O alho e o gengibre presentes neste caldo necessitam de acidez para equilibrar. Sugerimos um aromático Verdelho dos Açores caracterizado pela acidez, mineralidade e salinidade. Um Chenin Blanc fresco com notas florais e herbáceas é outro bom companheiro.
México - Chili com Carne
Este famosos estufado com carne de vaca, feijão, especiarias e malagueta nasceu no México mas é hoje replicado em várias partes do mundo. Para harmonizar experimente um vinho tinto com um caráter tânico mais leve como por exemplo um Pinot Noir, um Merlot ou um Zinfandel.
Sri Lanka - Caril de Caranguejo
É um prato muito famoso do Sri Lanka. Servido com arroz e pão naan é feito com leite de coco, folhas de caril, coco ralado, lima, pimento vermelho, gengibre, chalota, alho e especiarias várias como canela, curcuma e sementes de feno-grego. Experimente harmonizar este prato com um vinho espumante brut nature. Leves, efervescentes e refrescantes são um pairing sublime.
Tailândia - Caril Vermelho
Embora seja picante, este popular prato Tailandês tem um carácter fresco e cremoso. Consiste num caldo de pasta de caril vermelho, leite de coco e vegetais e que pode levar carne, marisco ou tofu e é servido sobre arroz simples. Um Riesling é sempre uma excelente escolha. Com o seu carácter exótico e cítrico e uma mineralidade bem presente nunca falha no que toca a pratos da cozinha asiática. Um espumante rosé frutado e fresco é outro pairing que poderá fazer sucesso.
Vietname - Pho
É o prato nacional do Vietname. Esta sopa de noodles, simples, complexa, e saborosa constitui uma refeição só por si. Consiste num caldo de galinha ou carne, que leva fatias finas de carne, e é coberto com ervas frescas e especiarias que por vezes são servidas à parte, como por exemplo, rebentos de feijão, lima azeda, cebolinho, folhas de coentro, Sriracha picante, entre outros, e que acrescentam camadas vibrantes de sabor e elevam o nível deste prato quente e reconfortante. Dizem que não há duas tigelas iguais e claro que existem inúmeras versões de Pho. Para acompanhar sugerimos um Sauvignon Blanc da Nova Zelândia. Com aromas exuberantes de fruta tropical e notas herbáceas vai complementar este caldo delicioso, intenso e complexo.
Agora, faça as suas escolhas e dê-nos mais sugestões!
Deixe um comentário Cancelar comentário