
A Encruzado é uma das castas brancas Portuguesas mais apreciadas e de maior qualidade. Os vinhos desta casta têm uma grande complexidade aromática, são elegantes, persistentes, possuem um extraordinário equilíbrio entre açúcar e acidez e os exemplares de maior qualidade têm grande potencial de guarda.
O Dão é a sua região de origem e o seu terroir de eleição. Esta região da Beira Alta está rodeada de montanhas, o que protege as vinhas da influência do Atlântico e do clima agreste típico da região, frio e chuvoso no Inverno e quente e seco no Verão. A maioria dos vinhedos situam-se entre os 400 e os 500 metros de altitude, mas podem ir até aos 800 metros, em solos predominantemente graníticos e pobres.
A Encruzado origina vinhos minerais e com uma acidez cítrica. Os aromas são vegetais, com elegantes notas florais e, com o envelhecimento, podem desenvolver outras nuances como notas de avelã, e notas resinosas de pinheiro. Se envelhecidos em barricas de carvalho podem ganhar um caráter tropical. São vinhos sedutores e muito gastronómicos.
Harmonizações
Um vinho da casta Encruzado é excelente com pratos de bacalhau, pratos de marisco e peixes assados no forno. Risottos cremosos e carnes grelhadas são também um ótimo pairing e a utilização de ervas resinosas como alecrim ou tomilho combina muito bem com o perfil aromático da casta Encruzado. Queijos secos ou de pasta-mole ficam também muito bem com um vinho desta casta.
Deixe um comentário Cancelar comentário