
É um dos estilos de Vinho do Porto mais apreciados. Os diferentes graus de envelhecimento, em cascos ou toneis, dos lotes de vinho que o compõem é a característica que os diferencia do estilo Ruby e torna-os extremamente cativantes. O seu potencial de guarda e de evolução é enorme.
O estilo Tawny tem várias categorias: Tawny Colheita, Tawny Reserva e Tawny com indicação de idade. Os Tawny com indicação de idade - Tawny 10 anos, Tawny 20 anos, Tawny 30 anos e Tawny 40 anos - indicam a média de idades dos vinhos que o compõem.
A cor destes Portos denuncia a sua maturidade fruto do estágio em madeira. De cor vermelho escuro quando jovens vão evoluindo para uma tonalidade âmbar conhecida por “tawny”. A sua atrativa palette cromática vai do castanho-alourado ao alourado. Desenvolvem deliciosos sabores de nozes, especiarias e madeira de carvalho mas há muitas nuances aromáticas que dependem da sua idade. São vinhos ricos, complexos, opulentos e aveludados. Quanto mais velhos mais estas características se acentuam, maior a sua complexidade e mais caros são.
Devem ser servidos entre os 10º e os 14º. Depois de abertos os Tawny Colheita e os Tawny Reserva devem ser consumidos entre 3 a 4 semanas pois vão perdendo as suas características sensoriais. Os Tawny com indicação de idade devem ser consumidos entre 1 a 4 meses. Depois de abertos guarde-os no frigorífico preferencialmente fechados com sistema vacu vin.
Porto Tawny Colheita
São vinhos de uma colheita de um ano específico e têm um envelhecimento mínimo de sete anos. Os seus aromas e sabores dependem da idade do vinho.
Porto Tawny Reserva
Têm um equilíbrio muito interessante entre a fruta da juventude e a maturidade dada pelo envelhecimento em cascos ou toneis de madeira de carvalho. O lote de vinhos que o compõem têm uma idade média inferior a 10 anos.
Porto Tawny 10 anos
Tem um perfil idêntico aos Tawny Reserva mas com mais evolução. Sabores a frutos vermelhos e a fruta negra, canela, cravo-da-índia e caramelo.
Porto Tawny 20 anos
Evoluídos e intensos devido ao envelhecimento em pipas pequenas de carvalho têm aromas e sabores a frutos secos, raspa de laranja, canela, caramelo, baunilha fumada, e notas de madeira.
Porto Tawny 30 anos
Com um longo envelhecimento é um vinho opulento, concentrado, e complexo. Os seus sabores frutados quando jovens adquirem notas de mel e especiarias, damascos secos, avelãs e baunilha.
Porto Tawny 40 anos
Sumptuoso, venerável e arrebatador enche o palato de sabores complexos e persistentes. Sabores e aromas de damasco, raspa de laranja, caramelo e toffee.
Harmonização com Porto Tawny
Tradicionalmente são servidos no final da refeição a acompanhar queijos, sobremesas ou frutos secos mas dependendo da idade há várias harmonizações sensacionais.
Com os seus sabores frutados um Tawny Reserva ou um Tawny 10 anos são um ótimo par com sobremesas de chocolate com frutos vermelhos ou com queijos com sabores de noz como o Emmentaler da Alemanha ou o Pecorino Italiano.
Um Tawny 20 anos, com mais complexidade e com aromas a lembrar frutos secos e madeira, é excelente com Tarte de Maçã, Tarte de Laranja, Tarte de Caramelo, Tarte de Figo, Tarte Tatin ou uma envolvente Tarte de Coco. Um Créme Brûlée, um Bolo de Mel, um Tiramisù, o famoso bolo alemão Floresta Negra, ou Queijos como o Manchego Envelhecido, o Cheddar, o Parmesão, o Gouda Envelhecido ou o Queijo da Ilha de São Jorge são também maravilhosas escolhas. E se não é adepto de sobremesas saiba que a acidez de um Tawny 20 anos fica muito bem para degustar com umas Tostas e Fois Grais ou com outros patês e para combinar com Presunto Português ou Presunto Ibérico. Há ainda quem opte por complementá-los com pratos de caça, como veado ou pato, com molhos intensos de bagas ou cerejas escuras.
A degustação de um cálice de um Tawny de 30 ou 40 anos, leva-nos a uma viagem tão envolvente que podem simplesmente ser degustados e apreciados per si ou com duas fatias de um queijo artesanal.
Aprecie um Porto Tawny
Deixe um comentário Cancelar comentário