Vinhos do Velho Mundo & Novo Mundo

No mundo do vinho, Velho Mundo designa as regiões vinícolas pertencentes à  “velha” Europa, Mediterrâneo e alguns países do Médio Oriente considerados os locais de origem do vinho. Inclui: França, Espanha, Itália, Alemanha, Portugal, Áustria, Grécia, Turquia, Líbano, Israel, Irão, Egipto, Síria, Iraque, Azerbaijão, Jordânia, Chipre, Croácia, Geórgia, Roménia, Polónia, Hungria e Suíça. Novo Mundo inclui todas as regiões cuja prática da viticultura foi introduzida a partir da Europa durante a época colonizadora: EUA, Canadá, Nova Zelândia, Argentina, Chile, Austrália, África do Sul e agora a China.

Muitas vezes esta distinção é mal compreendida. Ás vezes ouvimos alguém dizer que gosta de vinhos do Velho ou do Novo Mundo mas sem realmente compreender qual a diferença de estilos.

Qual a diferença entre os vinhos produzidos no Velho Mundo e do Velho Mundo?

Filosofia
No Velho Mundo a palavra mágica é terroir. O vinho tem de representar e integrar as características do solo, do clima, da topografia e das práticas tradicionais de viticultura. Estes elementos devem ser entendidos pelo viticultor e pelo enólogo para que o vinho expresse a originalidade, singularidade e caráter distintivo de onde é originário.

O Novo Mundo não se foca tanto no terroir. O enólogo pretende obter a melhor expressão da uva. Tem menos regras e regulamentos a cumprir por isso a liberdade é maior. São mais experimentais e tecnologicamente orientados. “The only reason to learn the rules is so you can break them later.”

Identificação dos Vinhos
No Velho Mundo geralmente os vinhos são identificados pelo nome da região: os Chablis de França, os Brunello di Montalcino de Itália, ou os Rioja de Espanha são alguns exemplos. Se o rótulo indicar Chablis saiba que se trata de um vinho 100% Chardonnay da região da Borgonha. Os Brunello di Montalcino são varietais da casta Sangiovese, um Barolo é um varietal da casta Nebbiolo e um Rioja é geralmente um varietal de Tempranillo ou um blend de castas autóctones da Rioja mas em que a Tempranillo desempenha sempre o papel principal.

O Novo Mundo privilegia a simplicidade e a clareza e os vinhos são simplesmente designados pelo nome da casta no rótulo.

Perfil dos Vinhos
Se quisermos generalizar podemos assumir que os vinhos provenientes do Novo Mundo, cujas regiões são mais quentes tendem a ser mais frutados, mais encorpados e com um teor de álcool mais elevado. Em contrapartida os vinhos do Velho Mundo tendem a ser mais leves, menos alcoólicos, com maior acidez e mais minerais. Claro que esta generalização é algo rudimentar. Estamos a caracterizar os vinhos tendo em conta o binómio clima quente/clima frio e isso está longe de ser uma regra. Por exemplo, os vinhos do Douro Superior são encorpados, frutados e com mais teor alcoólico ou não fosse esta sub-região do Douro uma das mais extremadas em termos de clima, muito marcado pela secura e pelos Verões infernais mas, no entanto, é parte integrante do Velho Mundo. O Canadá, por exemplo, insere-se no chamado Novo Mundo mas o seu clima está longe de ser considerado quente e não cabe na definição genérica.

Concluímos pois que ao caracterizar de uma forma generalizada o perfil destes vinhos vamos originar um amplo debate, como quase tudo que se relacione com o mundo do vinho.

As alterações climáticas e o aquecimento global estão também a alterar paradigmas. Atualmente, em todo o mundo, as temperaturas estão a aquecer e há regiões no Velho Mundo a atingir temperaturas relativamente elevadas que estão a alterar práticas e a conduzir à procura de novas castas. Por outro lado há enólogos do Novo Mundo que estão a adotar estilos de vinificação do Velho Mundo e a  procurar locais de cultivo com maior altitude o que leva a vinhos com maior acidez.

Qual devo escolher?
Porquê escolher? Há algumas pessoas que falam de uma forma condescendente dos vinhos do Novo Mundo e preferem o romantismo do Velho Mundo, mas claro que há vinhos excecionais em qualquer parte. Com a crescente globalização e diversidade talvez esta distinção se esbata no futuro. Mas, se não acontecer, já sabe qual o significado. Só não prescinda de experimentar nenhum estilo e escolha os seus favoritos: Vinhos do Mundo.

Deixe um comentário

* Nome:
* Email: (não será publicado)
   Website: (url do site com http://)
* Comentário
Captcha
Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!