
Diz-se que um vinho “sabe a rolha” quando tem um aroma desagradável a mofo, a cartão molhado ou a jornal molhado. A indústria designa este aroma por TCA e a comunidade científica por: 2, 4, 6, tricloroanisol.
Mas o que é o TCA?
O TCA é um composto químico vulgarmente presente na natureza e que pode ser encontrado na madeira, no vinho, na água, no solo, em frutas e legumes e, também, na cortiça.
O TCA é externo ao vinho, à madeira e à rolha de cortiça, mas se estiver presente na atmosfera e entrar em contacto com as barricas, as rolhas de cortiça ou mesmo o vinho, é facilmente absorvido.
O TCA também pode formar-se diretamente em alguns desses produtos, desde que estejam contaminados com clorofenóis, que são os principais precursores do TCA.
Para a formação de clorofenóis, é necessário que uma substância que contenha fenol entre em contacto com uma fonte de cloro. Se, por exemplo, uma rolha de cortiça for lavada com cloro, potencia-se o eventual aparecimento de clorofenóis.
É inclusive uma prática proibida pelo Código Internacional de Prática Rolheiras (CIPR) a utilização do cloro ou de meios contendo este composto halogenado, em qualquer fase da fabricação de rolhas.
Para evitar a formação do TCA, uma das práticas que se deverá seguir é evitar a utilização de produtos de limpeza que contenham cloro, na higienização das adegas, caves, e equipamentos.
A perceção do TCA é variável de acordo com o olfato e o palato de cada consumidor, o vinho, a ocasião em que o vinho é consumido, entre outros fatores.
Se algum dia beber um vinho e só depois se aperceber que ele tem “rolha” não se preocupe, pois, o TCA não causa nenhum problema à saúde. Se o TCA não for muito intenso alguns enófilos menos experientes até podem não detetar. Apenas acharão a experiência aborrecida, pois o vinho não terá aromas frutados e florais ou simplesmente não terá qualquer aroma.
Esta contaminação pode ocorrer em qualquer vinho. Se acontecer num restaurante basta chamar o sommelier que este efetuará a troca. Se tiver comprado numa garrafeira coloque a rolha e apresente a garrafa contaminada para troca.
Rolhas Premium
A Corticeira Amorim, a maior empresa mundial de produtos de cortiça, anunciou a 19 de Janeiro de 2021 o lançamento de uma tecnologia inovadora oferecendo pela primeira vez aos produtores vinícolas rolhas de cortiça natural, com garantia de TCA não detetável.
Deixe um comentário Cancelar comentário