Que vinhos harmonizam com queijos azuis?

Conhecidos pelas manchas de mofo e pelos emblemáticos veios azulados que lhe deram o nome podem ter uma textura cremosa, ou semidura. Feitos com leite de vaca, ovelha, cabra ou búfala têm um aroma muito característico proveniente do fungo Penicillium Roqueforti utilizado como uma cultura iniciadora de fungos para a produção destes queijos, embora outras estirpes de Penicillium possam ser utilizadas.

Para que ganhe os característicos veios azuis o oxigénio tem de circular no interior do queijo. Para que tal aconteça depois de salgados geralmente são picados com varetas ou agulhas permitindo que o mofo cresça no seu interior.

O seu perfil de sabor depende do leite utilizado, do tipo de fungo Penicillium, e de todo o processo de produção e maturação.

Estas queijos requintados e pungentes podem parecer difíceis de harmonizar, mas na realidade não é assim tão difícil como parece.

Escolhemos seis dos mais emblemáticos queijos azuis para conjugar com alguns vinhos que vão tornar inesquecível esta degustação.  

Roquefort

Roquefort

Feito com leite de ovelha e envelhecido nas cavernas de calcário de Roquefort é um dos mais reconhecidos queijos franceses. Com uma textura rica e cremosa tem um aroma pungente, e sabor salgado, forte, picante com algumas notas doces.

Um vinho Sauternes é a perfeita harmonização. Este vinho de colheita tardia proveniente da região de Bordéus, é intenso e incrivelmente refrescante. O caráter doce do vinho em contraste com o travo salgado e cremoso do Roquefort, é divino no palato.

Gorgonzola

Gorgonzola

Proveniente da localidade de Gorgonzola, nos arredores de Milão, região da Lombardia, é um queijo produzido com leite de vaca pasteurizado. O seu estilo difere consoante o tempo de maturação. O Gorgonzola Dolce é cremoso com sabor amanteigado. O Gorgonzola Piccante tem mais tempo de curaea sua textura é mais firme e o sabor mais acutilante.

Experimente um Gorgonzola Dolce com um Prosecco seco, refrescante, frutado e com notas florais. Para harmonizar com um pungente Gorgonzola Piccante experimente um Porto Vintage com alguma idade. O tempo de envelhecimento vai suavizar os taninos, mas a fruta vai estar presente equilibrando o travo picante deste queijo.

Se quiser optar pela harmonização clássica combine com um Vin Santo produzido em Itália nas regiões da Toscana e Umbria. Este vinho de colheita tardia pode ser tinto ou branco. Ambos harmonizam bem. O Vin Santo branco tem aromas de frutas secas, amêndoas notas florais e caramelo. O Vin Santo tinto tem aromas a avelã, caramelo, café, especiarias

Stilton

Stilton

Conhecido como "o rei dos queijos ingleses” é proveniente dos condados de Derbyshire, Nottinghamshire e Leicestershire. Feito com leite de vaca pasteurizado tem uma textura quebradiça, mas cremosa. É intenso, rico, complexo e com um final salgado. Tradicionalmente é servido com um Porto a acompanhar.

Um Porto Ruby da categoria Vintage ou um LBV vão equilibrar as notas salgadas, picantes e amanteigadas do mais aristocrata dos queijos ingleses.  

Cabrales

Cabrales

Produzido no coração dos Picos da Europa, na região das Astúrias, em Espanha não é inoculado com o fungo Penicillium. Envelhecido nas cavernas naturais das montanhas com um alto teor de humidade, envelhecem de fora para dentro. Feitos com leite de vaca cru ou com uma mistura de dois ou três tipos de leite: vaca, cabra e ovelha tem uma textura firme e cremosa e é intenso, salgado, acidulado e ligeiramente picante. É um queijo muito robusto.

Um Vinho Jerez do tipo Palo Cortado combina muito bem. Os Jerez Palo Cortado têm um perfil aromático semelhante ao Jerez Amontillado, com aromas de frutos secos notas vegetais e tabaco, mas, o seu sabor é mais próximo de um rico, estruturado e complexo Jerez Oloroso. Com um bouquet de nozes, notas tostadas e balsâmicas, entre outros, resulta muito bem com este queijo acutilante.

Danablu

Danablu

Também conhecido como queijo azul dinamarquês é feito com leite de vaca pasteurizado. De textura cremosa, suave e quebradiça tem um sabor pungente com notas amargas e salgadas deliciosas. E que tal experimentar uma harmonização com cerveja? A carbonatação corta o sabor rico dos queijos e o lúpulo tende a suavizar a intensidade dos queijos. É importante escolher a que se adequa melhor. Uma cerveja mais pesada e frutada combina bem.

Com o Danablu experimenta uma cerveja preta com corpo para suavizar o seu sabor intenso.  Uma Stout com os seus sabores torrados e notas a lembrar, café, chocolate ou cacau ou uma robusta Indian Pale Ale são uma boa opção.

MyTag Blue

Mytag blue

É um queijo americano, produzido pela Maytag Dairy Farms nos arredores de Newton, Iowa e envelhecido em cavernas. Feito com leite de vaca cru tem uma textura densa e quebradiça. Forte e pungente tem um final cítrico a limão.

Um champagne com algum açúcar residual é uma combinação muito apreciada.

Use estas dicas como guia a faça as suas próprias combinações. O mais importante é comprar um queijo artesanal e certificado feito com técnicas e processos que têm séculos de existência. Os seus sabores são puros, marcantes e incomparavelmente deliciosos.

 

Deixe um comentário

* Nome:
* Email: (não será publicado)
   Website: (url do site com http://)
* Comentário
Captcha
Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!