Conhecidos pelas manchas de mofo e pelos emblemáticos veios azulados que lhe deram o nome podem ter uma textura cremosa, ou semidura. Feitos com leite de vaca, ovelha, cabra ou búfala têm um aroma muito característico proveniente do fungo Penicillium Roqueforti utilizado como uma cultura iniciadora de fungos para a produção destes queijos, embora outras estirpes de Penicillium possam ser utilizadas.
Certamente já ouviu alguém a descrever um vinho como sendo complexo. Mas, sabe ao certo como perceber se está perante um vinho complexo? E, se um vinho é complexo certamente poderá ter vários graus de complexidade. Poderá qualquer um de nós ser capaz de captar essa complexidade? Ou será que é uma tarefa assaz complexa!?
Já bebeu um vinho e ficou com uma sensação quente a fazer lembrar uma pimenta muito suave? Achou estranho? Saiba que essa sensação é uma resposta neurológica a determinados compostos químicos que entram em contacto com a língua. No caso do vinho, um teor elevado de álcool ou uma acidez elevada podem contribuir para essa sensação de aquecimento. Mas não só!
rata-se de um bolo tradicional indispensável na mesa de Natal dos Madeirenses. A sua criação foi inspirada pela introdução da cana de açúcar na Madeira e data dos séculos XV-XVI. Mais tarde adicionaram-se as especiarias europeias e as vindas da Índia.
As conservas de peixe têm uma longa tradição em Portugal e são um dos símbolos da nossa gastronomia. A conservação de peixe através da salga é um método milenar que a tecnologia fez evoluir e que as duas grandes guerras impulsionaram por serem fáceis de transportar, terem grande validade e serem muito nutritivas.
Chablis é o nome de uma das cinco sub-regiões da notável região vitivinícola da Borgonha. Situada na parte norte da Borgonha, entre Paris e Beaune, e muito perto da região de Champagne, é uma região de vinhos brancos de excecional qualidade produzidos a partir de uma única casta, a Chardonnay.