15,50 €
Cor vermelha rubi brilhante, apresenta aromas de cerejas pretas e amoras pretas complementados por delicadas notas florais e um toque de tabaco. O paladar é equilibrado, intenso e complexo com sabores de groselha vermelha, cereja preta e canela que emprestam um nível de sofisticação e um final longo e moderadamente seco.
Availability date:
Produtor | Produtor: Bodegas Salentein Enólogo: José Galante |
Região Estrangeiro | País: Argentina Região: Mendoza - Valle de Uco |
Castas | Malbec (100%) |
Solo | Uvas provenientes das suas próprias vinhas na quinta El Oasis situada entre 1050-1200m de altitude (90%) e na quinta La Pampa situada a 1250-1300m de altitude (10%). A vindima começou a 29 de Março e terminou a 18 de Abril nos terrenos situados em altura mais baixa, tendo sido realizada entre 22 e 25 de Abril em parcelas mais altas. |
Vinificação | Uma percentagem das uvas foi vindimada mecanicamente durante a noite e as restantes foram vindimadas manualmente. Em ambos os casos, a maceração a frio foi realizada a 8-10ºC durante 5/6 dias. A fermentação desenvolveu-se a uma temperatura controlada entre 28ºC a 30ºC durante 14/15 dias. A seguir a maceração continuou durante 10 dias. Uma vez terminada esta etapa, o vinho foi transferido para barris de carvalho onde teve lugar a fermentação maloláctica. |
Estágio | 12 meses em barricas de carvalho francês e americano. |
Capacidade | 750ml |
Volume | Teor Alcoólico: 14,5% |
Temperatura | 16ºC - 18ºC |
Harmonizações | Carnes vermelhas grelhadas e estufadas, massas com molho de tomate e queijos curados. |
Bodegas Salentein está localizada em Mendoza, uma província argentina que é sinónimo de vinho. O solo desta região é arenoso e argiloso, e o clima, seco, com dias muito quentes e noites muito frias. A presença de mais de 900 adegas e 145 mil hectares de vinhas explica porque é que esta região é a zona vitivinícola mais importante do país. No entanto, esta terra tem muito mais a dizer. Esta é a crença da Bodegas Salentein, que age em conformidade, difundindo a nível internacional o aparecimento de adegas de primeira qualidade na Argentina.
Têm uma visão da qualidade - com plantações de castas clássicas, preservação de vinhas antigas, reaplicação de técnicas europeias artesanais, e o uso de tecnologia avançada – o resultado são vinhos de nível internacional.
Vinhedos
As plantações da Bodegas Salentein elevam-se nas encostas elevadas das montanhas, na base dos antigos e nevados Andes. A região situa-se na província argentina de Mendoza, numa área conhecida como Vale de Uco (Valle de Uco). As características desta localização - a sua importante elevação e solos aluviais, os seus dias de sol e noites frescas - oferecem um microclima ideal para o cultivo da uva e o crescimento de uvas Malbec da mais alta qualidade.
A área total das plantações totaliza 2.000 hectares, com 800 plantados com videiras. O espaço inclui numerosas elevações e solos diversos, uma variedade que permite a maturação de diferentes tipos de uva. As videiras - com uma idade entre os 2 e 35 anos - são 80% tintas e 20% brancas.
Sobre a adega
A adega está situada a uma altitude de 1.200 metros, mesmo no centro da vinha. Mais de 49 hectares, de habitat desértico nativo foram preservados e fazem parte da paisagem quotidiana da adega. O horizonte ocidental é dominado pelos estreitos Andes nevados, que têm uma elevação de mais de 6.100 metros. A magnífica adega foi concebida tendo em conta dois aspetos: a forma e a função.
A forma cruzada facilita uma gestão cuidadosa da uva e do vinho, ao mesmo tempo que permite uma redução do caminho que tanto as frutas como o seu produto atravessam ao longo das fases do processo. Cada asa é ela própria uma pequena adega com dois níveis. No primeiro, tanques de aço inoxidável e barricas de carvalho francês permitem a fermentação e armazenamento, enquanto que, no nível subterrâneo, o vinho é envelhecido em barris de carvalho.
Ambos os andares permitem a circulação do líquido dos tanques para os barris através de um sistema tradicional de transferência por gravidade. As quatro asas convergem numa câmara central circular, semelhante a um anfiteatro, inspirada nos templos clássicos da antiguidade.
As adegas subterrâneas estão localizadas a nove metros de profundidade e têm uma temperatura constante de 12°C, com 80% de humidade no ambiente. O vinho é envelhecido em pequenos barris de carvalho francês, de 225 litros cada. No total, estes níveis alojam 5.000 barris. Outra característica da adega é o seu chão de pedra. Visto do nível superior, o chão da câmara central apresenta um desenho importante, de forte conteúdo simbólico: baseia-se na rosa do vento, com cada extremidade orientada para os pontos cardeais. Desta forma, representa a sua relação com o resto do mundo. Para a construção deste piso, foram utilizadas pedras naturais da região de Cuyo, o grés quartzito amarelo, o clorito verde da variedade xisto, e o arenito vermelho da limonite.
Um enólogo lendário
José Galante é muito mais do que um enólogo. É, devido aos seus conhecimentos e à sua carreira, um dos enólogos com mais experiência na Argentina, e um dos ícones da vitivinicultura moderna da Argentina. O seu nome está inevitavelmente ligado à mudança nos estilos de vinho argentino desde os anos 80. Durante 34 anos, Galante trabalhou como o principal enólogo da bodega Catena Zapata, e recebeu muitos dos enólogos de todo o mundo que a bodega contratou para reforçar as suas criações. Aí fez produtos memoráveis que se tornaram marcos na indústria, até 2010, quando se juntou à Bodegas Salentein como enólogo chefe. Uma das chaves do seu sucesso é o estilo que ele traz para os vinhos. Longe de seguir tendências fugazes ou de fazer produtos sem identidade, sempre produziu grandes castas modernas que preservaram a identidade do vinho argentino. Como enólogo de Bodegas Salentein, a sua filosofia enológica consiste em "preservar inteiramente o espectro de aromas e sabores da fruta através de um processo de fermentação suave e suave, com excelente tecnologia e uma ênfase particular na obtenção das melhores expressões do Vale de Uco". Os vinhos devem incorporar a contribuição da madeira sem afetar a casta ou a tipicidade do solo; "vinhos aromáticos de grande concentração, boa textura tânica, macios e sedosos, e longa duração no paladar", enfatiza ele. Os vinhos de Bodegas Salentein são autênticos vinhos de terroir, produtos que são embaixadores das elevações do Vale de Uco e trazem na garrafa um pedaço desta terra. Com mais de 34 colheitas já feitas, e depois de produzir nas regiões mais importantes de Mendoza, José Galante acredita firmemente que o Vale de Uco é a melhor zona da Argentina para a produção de vinhos de primeira qualidade.
Confirmação de Idade Tem idade legal para o consumo de bebidas alcoólicas? (+18 anos) Sim Não
Age Confirmation Do you have legal age to consume alcoholic drinks? (+18 years old) Yes No
Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!
Fazer já o registo!Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!
Fazer já o registo!