Mengoba Godello Viejo 2020

19,50 €

Vinho fresco, mineral e elegante. Aromas de maçã, pera, limão e lima e com notas ligeiramente tostadas do estágio sobre as borras em foudre. Na boca é surpreendentemente fresco, com acidez cítrica, um ligeiro amargo caraterístico da casta e final intenso.

More details

Em Stock

Adicionar à Lista de desejos

Pré-visualizar os custos de transporte
Produtor Produtor: Bodegas y Viñedos Mengoba
Enologia: Gregory Perez
Região Estrangeiro País: Espanha
Região: Castilla y León
D.O. Bierzo
Castas Godello
Solo Vinhas localizadas em El Bierzo. Pequenas parcelas de Godello localizadas em Carracedo, Valtuille e Villafranca del Bierzo, a idade média das vinhas é de 20 anos.
Devido às diferentes áreas de vinha, o tipo de solo é muito variado, argilo-calcário em Valtuille e Villafranca, pedregoso em Carracedo e ardósia em Espanillo.
Vinificação Após vindima manual em caixas, as uvas são selecionadas e passadas através de uma prensa pneumática. O mosto é fermentado a baixa temperatura, as borras finas são selecionadas para fazer um envelhecimento de 10 meses com batonnage semanal num foudre oval de 4000L. O engarrafamento é feito com uma ligeira clarificação e filtração.
Estágio 10 meses em foudre oval de 4000L.
Capacidade 750 ml
Volume Teor Alcoólico: 13,5%
Temperatura 10ºC - 12ºC
Harmonizações Sushi, pratos de peixe, marisco, frango assado e queijos.
Prémios do Vinho 94 Pontos - Robert Parker - Wine Advocate

Os vinhedos
As vinhas estão situadas na cidade de Espanillo, na região de Bierzo, no topo do rio Cúa. É o Bierzo, na sua forma mais pura.

Estão situadas em encostas com declives íngremes a uma altitude superior a 600 metros, orientadas ao meio-dia e ventiladas por constantes correntes de ar. O solo é composto por uma mistura de argilas e ardósia decomposta dentro de um ambiente florestal de grande diversidade natural.

Gregory Perez
Uma nova geração de viticultores

Bordéus é a sua origem mas é berciano de coração. Licenciado pela Escola de Enologia e Viticultura de Bordéus de Blanquefort, em 1998. Trabalhou no Château Grand-Puy-Lacoste e especialmente no Château Cos dEstournel entre 1997 e 2000. Após os seus primeiros passos em França, as suas raízes familiares  e o impulso de um amigo  trouxeram-no para Espanha e especificamente para Bierzo. Grégory Pérez é um dos componentes da nova geração chamada a assumir a produção dos grandes vinhos de Espanha a partir da sua adega Mengoba. Um projeto a que ele se dedica com toda a sua energia. Partilha com os seus companheiros de geração uma filosofia que procura o respeito e a sustentabilidade da vinha. Estes princípios estão a conseguir trazer à luz vinhos naturais e com a personalidade de cada terroir.

Princípios de Mengoba

I. Conhecimento do solo
Conhecer a composição dos solos e mantê-los como um sistema vivo. Lavrar, cavar, empilhar e arejar a terra. Utilizar fertilizantes orgânicos e controlados.

II. Cuidados com a Biodiversidade
Conservar um ecossistema rico e diversificado. Através do cuidado da flora com sementeiras, pousios de flores, sebes naturais ou manutenção das áreas arborizadas. Respeitar a fauna, aplicando remédios naturais para repelir os insetos ou apoiando a presença de abelhas com a implantação de colmeias em redor das vinhas.

III. Variedades autóctones
Trabalhar com castas autóctones, mais adaptadas ao ambiente e que refletem a sua autenticidade nos vinhos.

IV. Tratamentos não agressivos
As doses de cada tratamento devem ser proporcionais ao risco da doença ou praga. A redução das doses e a utilização de moléculas biodegradáveis permitem tratar a vinha de uma forma mais suave e assegurar a sua saúde e sobrevivência.

V. Rejeição dos herbicidas
Está totalmente fora de questão. As vinhas são lavradas com a charrua e os seus arredores são limpos com moderação.

VI- Rendimentos baixos
São essenciais para a qualidade de um vinho. Os baixos rendimentos por vinha asseguram uma maturação e concentração ótimas. O desbaste de enxertos só será efetuado se for estritamente necessário, tal como a adição de fertilizantes orgânicos. A poda deve ser adaptada tanto no Inverno como em verde.

VI. Seleção e maturação da videira
O tipo de vinho a ser elaborado resulta de uma seleção que tem lugar na vinha antes da sua chegada à adega. Sempre através de uma vindima manual de uvas saudáveis e no ponto certo de maturação.

VIII - Vinificação tradicional
Apenas os métodos tradicionais exprimem ao máximo o terroir. A utilização de leveduras autóctones de cada vinha favorece a diversidade dos aromas e a personalidade dos vinhos. Se a origem da uva for respeitada, obtêm-se vinhos autênticos. Também se limitam as doses de enxofre e não se utilizam produtos que possam alterar os traços aromáticos.

A adega
A adega está localizada em San Juan de Carracedo, a uma curta distância do belo e histórico Mosteiro de Carracedo, um dos mais importantes de El Bierzo e do Caminho de Santiago.

Tem vários tanques de aço inoxidável de diferentes capacidades, bem como cascos e barris de carvalho francês para a fermentação e maturação dos vinhos.

Seco Doce
Sem madeira Estágio barrica
Leve Encorpado
Beber já Para a cave

Sugerimos outros produtos em que possa estar interessado!

Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!