Textura da Estrela Branco 2019

16,90 €

Aroma complexo, casca de laranja, frutos secos e folha de chá seca são os mais evidentes. Na boca, tem acidez e mineralidade marcantes, com fruta cítrica em destaque, textura cremosa da fermentação em tonel de madeira, mas tudo muito bem integrado.

More details

Em Stock

Adicionar à Lista de desejos

Pré-visualizar os custos de transporte
Produtor Produtor: Textura Wines
Enologia: Luís Seabra e Mariana Salvador
Região Dão DOC
Castas Encruzado (60%), Bical (25%) e Cerceal Branco (15%)
Solo Uvas de três parcelas em Vila Nova de Tázem na sub-região da Serra da Estrela, colhidas à mão a meados de Setembro. São vinhas de solos graníticos com 25 e 60 anos, cultivadas de forma sustentável e sem uso de herbicidas.
Vinificação Depois do desengace e prensagem, o mosto de lágrima decantou estaticamente durante 48 horas. A fermentação com leveduras indígenas e o estágio ocorrem em tonel de carvalho francês de 2500L (50%) e em cimento (50%).
Estágio 11 meses “sur lie” sem batonnage em tonel de carvalho francês de 2500L (50%) e em cimento (50%), seguido de mais 10 meses em inox.
Capacidade 750 ml
Volume Teor Alcoólico: 13,5%
Temperatura 12ºC - 14ºC
Harmonizações Cataplana e caldeira de peixe ou marisco, bacalhau no forno e queijo Serra da Estrela.
Prémios do Vinho 92 Pontos - Wine Enthusiast

A Textura Wines é um projeto familiar iniciado em 2018 no Dão nas encostas da Serra da Estrela e que envolve a viticultura biológica, produção de vinhos de terroir e enoturismo. Em busca de vinhas já existentes, numa região de pequenos produtores, têm 22 hectares de vinhas em sete parcelas diferentes em Vila Nova de Tazem e em Penalva do Castelo. Com uma enologia pouco interventiva, que reflete o solo e o local de cada uma das vinhas, o objetivo é produzir vinhos com caráter, elegantes e distintos. O respeito pelo local e a sua biodiversidade - solo, flora e fauna, pessoas e comunidade - a preservação dos recursos naturais e culturais e o desenvolvimento local são os seus princípios fundamentais.

As Vinhas
Na busca de vinhas já existentes, numa região de pequenos produtores, reuniu-se 19 hectares de vinhas com idades entre 18 e 50 anos, em sete diferentes parcelas com as castas tradicionais do Dão, 80% de castas tintas e menos de 4 hectares com castas brancas. Estas parcelas estão em três zonas distintas do Dão, pois além de serem limites Sul, Norte e Nordeste, da DOP Dão são parcelas com solos, altitudes, exposições e microclimas diferentes.

Vila Nova de Tazem - Serra da Estrela
Em Vila Nova de Tazem, as vinhas estão instaladas em solos pobres graníticos, em altitudes entre os 480 e 550 metros, com noites mais frescas às margens da Serra da Estrela, e originam vinhos brancos e tintos mais leves e delicados. Destaque para as expressões das castas Jaen, Alfrocheiro e Encruzado. Inicia-se a vindima pelas uvas brancas entre 5 e 15 de setembro, e as tintas ao redor da terceira semana do mês.

Encoberta e Matela - Penalva do Castelo
Na Encoberta, uma vinha plantada em 1992 nas cotas de 460-500 metros em solos mais férteis, argilo-graníticos, acarretam ciclos vegetativos mais curtos para as quatro castas tintas tradicionais do Dão: Touriga Nacional, Jaen, Alfrocheiro e Tinta Roriz. Origina vinhos de maior exuberância aromática, frutas vermelhas e negras bastante presentes, e uma boa acidez, em particular da Touriga Nacional e Alfrocheiro.

Em Matela, zona extrema de Penalva do Castelo, a vinha instalada entre 560 e 620 metros no ano de 2002 em solos pobres de granito e quartzo, tem destaque pela casta Jaen, sendo esta parcela a última a ser vindimada na primeira semana de outubro. Pela aptidão deste solo e clima para uvas brancas, iniciou-se a plantação de 6 hectares de vinhas de Encruzado, Cerceal Branco, Bical e Gouveio.

Os Vinhos
Todos os vinhos refletem um blend de castas tradicionais do Dão e uma expressão única de diferentes terroirs. Uma enologia de pouca intervenção, liderada pelo enólogo Luís Seabra, que reflete o solo e o local de cada uma das vinhas e que procura vinhos com caráter, elegantes e distintos.

Seco Doce
Sem madeira Estágio barrica
Leve Encorpado
Beber já Para a cave

Sugerimos outros produtos em que possa estar interessado!

Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!