17,90 €
Aroma com fruta vermelha subtil, vegetal, revelando notas minerais e fumadas (calcário). Elegante na boca, envolvente na textura, revela frescura e boa aptidão para pratos leves.
Availability date:
Produtor | Produtor: Vale da Capucha Enologia: Pedro Marques e Manuel Marques |
Região | Lisboa |
Castas | Touriga Nacional (60%), Tinta Roriz (30%) e Syrah (10%) |
Solo | Solos argilo-calcários de origem oceânica. Boa drenagem e fertilidade moderada. Fomento da biodiversidade tendo em vista o equilíbrio do ecossistema. Adoção do Modo de Produção Biológico, em certificação desde 2012. Na vinha é aplicado o máximo esforço humano. Na adega a intervenção é mínima. Resultam assim vinhos puros, elementares, que expressam o local e relevam a aptidão a Costa Atlântica de Lisboa para vinhos de “terroir”. |
Vinificação | Desengace total e fermentação em depósitos de cimento cru e dornas. “Pisa-a-pé” pouco extrativa e fermentação natural com as leveduras indígenas. “Pigeage” diária durante a fermentação alcoólica e remontagem a balde. Não se usou qualquer adição de produtos exógenos à uva, com exceção de uma dose mínima de sulfitos. Vinho não filtrado. |
Estágio | Estágio parcial de 12 meses em inox e barricas muito usadas. |
Capacidade | 750 ml |
Volume | Teor Alcoólico: 13,5% |
Temperatura | 14ºC - 16ºC |
Situado no Turcifal, na zona de Torres Vedras, a 8 km do mar, o Vale da Capucha pertence há várias gerações à família Marques. As vinhas estão instaladas em solos argilo-calcários com grande quantidade de fosseis. O clima húmido e com temperaturas amenas é propício aos vinhos brancos e a tintos delicados e frescos. O projeto é hoje liderado por Pedro Marques, que em 2009 transformou sua paixão num projeto de vida. A sua família sempre produziu vinho, mas sempre se concentrou mais na quantidade do que na qualidade. Com a chegada de Pedro, as coisas mudam. Substituiu as vinhas velhas por castas brancas de outras áreas de Portugal, como o Visionho e Gouveio do Douro, Antão Vaz do Alentejo, Alvarinho do Vinho Verde e até o Viognier de França. Nas castas tintas optou pela Touriga Nacional, Tinta Roriz, Castelão e Syrah.
Em Junho de 2015, completa definitivamente a conversão das vinhas para modo de produção biológico pela SATIVA. A fermentação é feita por leveduras naturais e os sulfitos são usados em doses mínimas. O máximo esforço humano é aplicado na vinha, para se intervir o mínimo na adega. Resultam assim vinhos puros, elementares, que expressam um local e que provam a aptidão da costa atlântica de Lisboa para vinhos de terroir.
Confirmação de Idade Tem idade legal para o consumo de bebidas alcoólicas? (+18 anos) Sim Não
Age Confirmation Do you have legal age to consume alcoholic drinks? (+18 years old) Yes No
Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!
Fazer já o registo!Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!
Fazer já o registo!