Belfo Branco 2020

21,00 €

A palavra "Belfo" é utilizada para designar uma pessoa que "fala com a boca cheia" e este vinho pretende personificar este conceito, ligando líquido, solo, clima e vinha. Belfo é um vinho branco produzido pela Arribas Wine Company. Mas não é um vinho qualquer. Belfo alia a preocupação com a produção sustentável à vontade de apoiar o trabalho da AEPGA na preservação do Burro de Miranda através de uma parceria. O burro de Miranda...

Saber Mais


More details

Em Stock

Adicionar à Lista de desejos

Pré-visualizar os custos de transporte
Produtor Arribas Wine Company
Região Trás-os-Montes
Castas Verdelho, Malvasia, Posto branco, Bastardo Branco e outras castas em pequenas quantidades.
Solo As uvas provêm de uma única parcela de vinha (70 - 90 anos) de Peredo de Bemposta, com tradicional modo de condução da vinha em Goblet, com solos graníticos e calcários decompostos, nas encostas rochosas e falésias das Arribas que emolduram o rio Douro.
Vinificação Vindima manual para caixas de 20 Kg, com pisa a pé na adega, seguida de 6-8 horas de maceração pelicular (cacho inteiro) antes de ser prensada e transfega para barricas. Nessas barricas (de carvalho francês, 16% novas), o vinho efetuou as fermentações alcoólicas com leveduras indígenas e malolácticas e estagiou durante 10 meses sobre as suas borras finas, sem qualquer perturbação.
Estágio 10 meses em barricas de carvalho francês.
Capacidade 750 ml
Volume Teor Alcoólico: 13%
Temperatura 10ºC - 12ºC

A Arribas Wine Company começou a tomar forma em Maio de 2017 numa visita à Bemposta, uma aldeia no município de Mogadouro.

A riqueza do património vitícola da região, com as suas vinhas antigas e condições edafoclimáticas, levou-os a decidir avançar com um projeto de produção de vinho.

Começaram numa pequena garagem que funcionou, durante muitos anos, como uma cave privada.

A adega está localizada na parte antiga da aldeia de Bemposta e, por ser construída na rocha, permite manter uma temperatura fresca e constante. Optaram pelos métodos tradicionais de produção, por isso, o equipamento limita-se a uma prensa de cestos verticais e barris de carvalho.

Pretendem produzir vinhos autênticos, leves e fáceis de beber e, por essa razão, tentam torná-los o mais puros possível.

Os Grandes Vinhos começam nas Vinhas
A busca da diversidade e de um lugar com características únicas levou-nos a Bemposta, uma pequena aldeia de Mogadouro, onde nasceram os avós de um dos fundadores. Lá encontramos vinhas velhas, algumas recentemente abandonadas devido à idade avançada dos proprietários, com um potencial espantoso sobre uma paisagem de cortar a respiração.

A sua primeira marca - Saroto - surgiu depois de perceberam que todo este potencial não estava a ser plenamente explorado. Se a palavra Saroto é o termo local para designar um animal com a cauda cortada, a imagem do lagarto pretende simbolizar a capacidade de regeneração, representando assim a vontade de recuperar e preservar um património tão rico e diversificado que de outra forma se perderia.

X-Factor
As castasTinta Gorda, Malvasia, Bastardo, Verdelho, Rufete, Bastardo Branco, Verdelho Vermelho, Tinta Serrana (entre outras castas ainda por identificar), a altitude, a grande variação de solos e exposições, a viticultura tradicional e sustentável e a vinificação de intervenção mínima são os fios condutores deste projeto, que visa elevar todo o potencial do "Arribas do Douro" e das suas vinhas.

Os Produtores

Frederico Machado
"Não há limites para o que esta região pode oferecer, uma vez que oferece uma quantidade tão vasta de possibilidades em termos de vinificação. Favorecemos um estilo minimalista para extrair o melhor do que os nossos vinhedos têm para oferecer".

Ricardo Alves
 "O vinho é feito a 90% na vinha e o resto é para não estragar o que a natureza nos deu. Conhecemos os nossos vinhos desde a rutura do rebento na vinha até ao momento em que são engarrafados".

As vinhas

Vinhas velhas
Na Arribas Wine Company, trabalham exclusivamente com vinhas velhas, com a idade média das parcelas a variar entre os 70 e 100 anos. Um aspecto importante destas vinhas é a mistura de castas tintas e brancas, chegando por vezes a atingir frações tão grandes como 70-30 (tintos/brancos). As principais castas são Tinta Gorda, Bastardo, Serrana, Verdelho Vermelho para os tintos e Verdelho, Malvasia, Posto Branco e Bastardo Branco para os brancos.

Arribas do Douro
Bemposta está localizada na parte nordeste do país, que é caracterizada por um clima temperado mediterrânico de influência continental. Por conseguinte, tem invernos muito frios e húmidos e verões curtos e secos. Embora Bemposta esteja localizada na sub-região de Trás-os-Montes no Planalto Mirandês, sentem-se mais ligados às Arribas Espanholas DO pois têm observado semelhanças em termos de solo, clima e mesmo de vinhas. É por isso que acreditam que a sua região deveria ser chamada "Arribas do Douro".

Seco Doce
Sem madeira Estágio barrica
Leve Encorpado
Beber já Para a cave

Sugerimos outros produtos em que possa estar interessado!

Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!