24,90 €
Cor citrina com laivos dourados, bolha fina e cordão intenso e persistente, com aromas de fruta de polpa amarela, notas especiadas, ligeira tosta de pão e alguma mineralidade. Na boca revela uma estrutura equilibrada entre acidez e volume, com vivacidade palpitante e alguma untuosidade agradável, que lhe confere um final intenso, fresco e de boa persistência.
Availability date:
| Produtor | Produtor: Casa Romana Vini Enologia: António Ventura |
| Região | Lisboa |
| Castas | Arinto (60%) e Chardonnay (40%) |
| Solo | Uvas da casta Arinto colhidas na vinha “Miranda” com a área de 1,025 hectares e uvas da casta Chardonnay colhidas na vinha “das Berberetas” com a área de 0,45 hectares, localizadas na Quinta do Porto Nogueira, um terroir na região de Lisboa. São duas vinhas em encosta, mais acentuada no caso da vinha “Miranda”. Ambas são cultivadas com recurso a práticas sustentáveis e a produção é certificada pelas “Normas de Produção Integrada”. |
| Vinificação | Rigorosa selecção e escolha de cachos e de bagos realizada sobre 100% das uvas. Prensagem suave com cachos inteiros, fermentação de parte do lote em barricas de carvalho francês Séguin Moreau, com posterior assemblage com o restante lote, em cubas de inox de pequena capacidade, à temperatura de 15ºC. Engarrafamento em Março de 2022. Dégorgement: Em Maio de 2024, após 26 meses de estágio em garrafa |
| Estágio | 26 meses em garrafa antes do degorgement. |
| Capacidade | 750 ml |
| Volume | Teor Alcoólico: 12% |
| Temperatura | 8ºC - 10ºC |
| Harmonizações | Arroz de marisco, pargo assado no forno e bacalhau assado na brasa. |
A Quinta do Porto Nogueira data da primeira metade do século XVIII e esteve sempre na posse da mesma família. Foi doada à Academia das Ciências de Lisboa cerca de 1980. Desde 2004 que é um Romana Vini estate. Durante séculos, a principal cultura da Quinta do Porto Nogueira foi a vinha, agora reposta e plantada nos seus terroirs originais, ao redor do casario e das antiga e nova adegas.
As vinhas produzem em terrenos argilosos, portadores duma frescura natural, sem rega, marcados pela influência de um microclima natural do sopé da Serra de Todo-o-Mundo e pela proximidade ao mar Atlântico, a cerca de 20 Km. Nos cerca de 17 hectares de vinhas da Quinta do Porto Nogueira - com a categoria DOC Óbidos - cada parcela de vinha é tratada e valorizada como única e diferente, e todos os vinhos são produzidos a pensar no prazer e no bem estar de quem os usufrui.
A frescura e a salinidade naturais são excelentes para a produção das uvas brancas Arinto, Alvarinho, Encruzado, Sauvignon Blanc e Chardonnay e muito propícias à produção das uvas tintas, com especial enfoque para as castas Pinot Noir e Touriga Nacional.
Confirmação de Idade Tem idade legal para o consumo de bebidas alcoólicas? (+18 anos) Sim Não
Age Confirmation Do you have legal age to consume alcoholic drinks? (+18 years old) Yes No
Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!
Fazer já o registo!Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!
Fazer já o registo!