Quinta do Convento Tinto 2007 Ver maior

Quinta do Convento Tinto 2007

7,50 €

Vinho com cor rubi, aromas a ameixa preta, folha de tabaco e menta, com notas da madeira onde estagiou. Na boca revela uma boa componente evolutiva com taninos finos conferindo estrutura e um final de boca persistente.

More details

Em Stock

Adicionar à Lista de desejos

Pré-visualizar os custos de transporte
Produtor Produtor: Quinta do Convento da Visitação
Enologia: António Ventura
Região Lisboa Regional
Castas Pinot Noir, Tinta Roriz e Caladoc
Estágio 9 meses em barricas de carvalho francês
Volume Teor Alcoólico: 13,5% Volume
Capacidade: 75 cl
Temperatura 16ºC - 18ºC
Harmonizações Carnes vermelhas e caça.

A Quinta do Convento situa-se em plena Serra de Montejunto, no centro da região de Lisboa, e tem a denominação de origem de Alenquer, situando-se a Oeste das propriedades vizinhas da Quinta de Monte d’Oiro, de Pancas e a Este de Óbidos.

História
No princípio do século XIX e após a extinção das Ordens Religiosas em Portugal, Sebastião José de Carvalho Visconde de Chancelleiros, Ministro das Obras Públicas na época, adquiriu o Convento da Visitação fundado em 1540, bem como algumas outras Quintas, e transforma-as em belíssimas propriedades vitícolas. Assim renasce uma das mais antigas Quintas da região de Alenquer. Ali mandou edificar uma magnífica vivenda, hoje classificada como edifício de elevado interesse histórico e patrimonial, bem como uma adega para apoio à zona vinhateira que cobre algumas das faldas da serra de Montejunto em finais do século XIX, hoje recuperada e em funcionamento.

Cem anos mais tarde, os vinhos adquiriram elevada qualidade, facto que não passou despercebido a Abel Pereira da Fonseca, importante negociante de vinhos na época, que compra a Quinta, reconstrói a adega, e divulga e comercializa com sucesso o vinho, prática que mantém mesmo depois de ter vendido a Quinta ao Comendador Nunes Correia.

Em 1975 Josué Carvalho, adquire a Quinta do Convento, e em conjunto com a sua nora Cristina de Albuquerque, fundam a Sociedade Agrícola da Quinta do Convento da Visitação em 25-09-1997.

Durante mais de quinhentos anos a Quinta do Convento conheceu apenas cinco proprietários, mantendo sempre uma estrutura familiar. Hoje a gestão da Quinta é da responsabilidade de Cristina que se orgulha de ter reestruturado as vinhas, adquirindo algumas, e renovado equipamentos técnicos e edifícios de exploração vínica.

Fazem parte do património da Quinta do Convento, o Convento de Nª Senhora da Visitação e as capelas e as ermidas edificadas em diferentes lugares das matas seculares.

A Quinta do Convento faz parte das Rotas do Vinho de Alenquer, um itinerário turístico oficial com características culturais e gastronómicas centradas no vinho.

Solo
O terroir de Montejunto é constituído por solos argilo-calcários sobre um subsolo de rochas terciárias. Com uma altitude média de cerca de 500 metros, sofre a influência dos ventos Atlânticos devido à proximidade da costa de onde dista de alguns quilómetros.

Filosofia
A filosofia de gestão adotada é de intervir o menos possível, mas o mais naturalmente nas vinhas tendo sido banidos todo e qualquer herbicida químico. A proteção do ambiente e a integridade da planta estão no seio das preocupações de uma gestão rigorosa, tendo sido implementado um sistema de proteção integrada.

Seguindo a mesma linha, a fertilização é unicamente orgânica e apenas utilizada nas parcelas que precisam de um complemento. Assim, a vinha encontra o seu ponto de equilibro, auto regulando a sua produtividade. É uma forma de respeitar quer a vida da planta quer a autenticidade do terroir, procurando a pureza natural do vinho. Cada pé, cada cepa, é um ser único, e trabalhado como tal. Em consequência, a repartição dos cachos na cepa, favorecida pelo arejamento e insolação máximos, permite uma melhor maturação da uva.

Castas plantadas
Os 16 hectares de vinha têm proeminência da casta Touriga Nacional. Esta casta, exigente e difícil, está perfeitamente adaptada às condições climáticas e geológicas da região. Produz vinhos fortes, estruturados, aptos a uma longa guarda, reputados pela delicadeza e elegância. As castas francesas Merlot e Syrah, dão-lhe o toque necessário de leveza e de charme. Em alguns anos, o Pinot Noir e o Caladoc conferem-lhe complexidade.

A introdução das castas brancas Arinto, Fernão Pires, Sauvignon Blanc e Semillon, plantadas em solos de natureza argilosa com declive pronunciado, a cerca de 500 metros de altitude, permitem a elaboração de vinhos brancos marcados por uma acidez refrescante e mineralidade acentuada que o Arinto confere, aliada a aromas de frutos de caroço e espargos característicos da casta Sauvignon. A complexidade e untuosidade do Semillon proporcionam um notório volume de boca e um final de grande persistência.

Algumas destas castas  permitem a elaboração de vinhos tipo "Late Harvest" que só são vinificados em anos de exceção.

A adega
A adega em pedra, localizada no centro das vinhas e mandada construir pelo Visconde de Chanceleiros, foi cuidadosamente recuperada e utiliza as mais modernas tecnologias vínicas. A forma em andares deste edifício tecnicamente exemplar, é uma particularidade que permite descer a uva vindimada para as cubas por gravidade natural, sem pressão nem bombagem. O seu enchimento exclusivamente com leveduras de uva, inicia fermentações lentas.

As extrações fazem-se de forma suave, durante um período longo que permite extrair os melhores taninos. São propostos diferentes equipamentos, cubas abertas, cubas fechadas, rotativas e balseiros de carvalho francês em função da casta, mas todos dispões de um sistema de controlo de temperatura. Todos os vinhos são vinificados nestas cubas, modernas mas infinitamente respeitosas das mais antigas tradições vínicas. Cada lote é tratado individualmente. As vinificações duram em média quatro semanas, mas variam em função das castas, da parcela de origem, e da idade da vinha. O vinho é seguidamente colocado em barricas de carvalho, francês Allier (80%) e americano (20%), para um estágio que dura de seis a vinte meses em função do ano. O número de barricas novas não excede os dois terços. Após este, o vinho faz um segundo estágio em garrafa.

Os Vinhos
Desde tempos imemoriais, os vinhos da Quinta do Convento são parte integrante da história de Alenquer. De um rubi profundo, por vezes granada intenso, os vinhos tintos têm um nariz característico que mistura frutos pretos, sobretudo a amoras, notas de menta, chocolate preto e especiarias finas. Na prova o vinho alia força à elegância, densidade e amplitude. Com um carácter musculado, impõe uma ideia serena de classicismo com uma estrutura tanínica que deixa transparecer uma longa e serena guarda.

De cor citrina com reflexos dourados e esverdeados, os brancos caracterizam-se por aromas tropicais e frescos, com alguma complexidade onde sobressaem notas de mel, frutos de caroço e ligeira tosta. Na boca revelam complexidade com equilibrada acidez e untuosidade que, em certos casos é dominante, e proporcionam um agradável e persistente final de boca.

Os proprietários da Quinta empreenderam um trabalho ao longo de mais de 3 séculos, trazendo a cada época as técnicas mais avançadas com uma preocupação eterna de melhorar a qualidade, respeitando a pureza do terroir, em plena zona protegida da serra de Montejunto. Não obstante a idade das vinhas, os vinhos obtidos carregados de história e tradição são a prova de que só o rigor da seleção e a exigência e dedicação ao longo de todo o processo, permitem obter grandes vinhos.

Seco Doce
Sem madeira Estágio barrica
Leve Encorpado
Beber já Para a cave

Sugerimos outros produtos em que possa estar interessado!

Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!