Plátanos Syrah 2013

17,90 €

É nas encostas argilo-calcárias que se encontram as mais antigas vinhas da Quinta dos Plátanos, de onde selecionaram as melhores uvas Syrah para produzir este vinho, que teve estagio de 6 meses em barricas de carvalho francês. Apresenta cor vermelho intenso, média concentração, mais fechado no núcleo, aspeto limpo. No nariz fruta preta e azul, framboesa, amora, mirtilo, leve fumado a envolver, alguma trufa, um toque especiado,...

Saber Mais


More details

Em Stock

Adicionar à Lista de desejos

Pré-visualizar os custos de transporte
Produtor Casa Agrícola Visconde da Merceana
Região Lisboa Regional
Castas Syrah
Estágio 6 meses em barricas de carvalho francês
Volume Teor Alcoólico: 14,5% Volume
Capacidade: 75 cl
Harmonizações Assados no forno e charcutaria
Temperatura Ideal: 16º a 18ºC

A Quinta dos Plátanos insere-se na Região Vitivinícola da Estremadura, com Denominação de Origem de Alenquer.

Cabeça de um vinculo instituído no século  XVII mantem-se desde então na família que sempre se dedicou à vitivinicultura. Uma das Quintas mais antigas do concelho de Alenquer, pertence, à freguesia de Aldeia Galega da Merceana.

Em meados do século XX, Artur de Menezes Corrêa de Sá que apesar de Eng. Agrónomo, dedicou grande parte da sua atividade á banca esteve sempre atento e ligado à atividade agrícola especialmente á vitivinicultura sendo entre outros um dos fundadores da União dos Viticultores Portugueses. É ainda no seu tempo embora já sob orientação do filho mais velho José de Menezes Corrêa de Sá (a quem cedo entrega a administração da casa), que na Quinta se plantam as primeiras vinhas aramadas e com compassos que permitem a mecanização dos trabalhos, primeiro com alfaias de tração animal, depois mecânica e utilizando mesmo meios aéreos nos tratamentos sendo então apontada como pioneira nalgumas práticas. O estudo de novos métodos de vinificação aprendidos entre outros com o distinto técnico Batalha Reis, e posteriormente na década de 50 a total remodelação da adega, vêm permitir o aparecimento na década de 60 dos vinhos de qualidade engarrafados com a marca Plátanos, que mais tarde com a criação da Região Demarcada, passam a ser denominados Quinta dos Plátanos, que vêm a obter os seguintes prémios:.

Vinho Tinto da colheita de 1988 - 3º Prémio do Concurso O Melhor Vinho do Instituto da Vinha e do vinho
Vinho Tinto da colheita de 1992 - 1º Prémio do Concurso O Melhor Vinho do Instituto da Vinha e do vinho
Vinho Branco da colheita de 2000 - 2º Prémio do Concurso Os Melhores Vinhos da Estremadura na Produção
Atualmente e com o fim de dar continuidade ao projeto há séculos iniciado foi a adega equipada com tegão de receção das uvas e depósitos em inox, os antigos depósitos de cimento revestidos a ipox, bem como as ânforas argelinas que se adaptaram para o sistema de remontagem com bomba e espalhador em inox, permitindo melhores macerações.

No campo está-se a proceder á reestruturação das vinhas tendo sido plantados nos dois últimos anos 16 hectares com castas reabilitadas na região e que constam do encepamento recentemente aprovado, nomeadamente Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinta Roriz, Sirah e Cabernet Sauvignon, com as quais, por si só ou associadas a castas mais tradicionais da região, se pretende obter vinhos mais competitivos. Faz ainda parte dos nossos objetivos a plantação de mais 10 hectares e a reconversão de outros 6. Procedeu-se igualmente à total remodelação do parque de máquinas e alfaias e está-se no inicio do projeto da 2ª fase de remodelação da adega.

Merece ainda referencia pelo pitoresco da sua coincidência mencionar os celebres vinhos da casta moscatel que aqui se produziam e já então se engarrafavam tendo particular destaque o da colheita de 1881 ano do nascimento do Visconde de Merceana, avô do atual proprietário.

Seco Doce
Sem madeira Estágio barrica
Leve Encorpado
Beber já Para a cave

Sugerimos outros produtos em que possa estar interessado!

Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!