Alteia Reserva Viosinho 2017

6,90 €

Aromas marcadamente florais e suavemente cítricos, caraterísticos da casta. Na boca é muito agradável, fresco com acidez viva, equilibrado e persistente.

More details

Em Stock

Adicionar à Lista de desejos

Pré-visualizar os custos de transporte
Produtor Fausto J. Montenegro V. Cardoso
Região Douro DOC
Castas Viosinho (100%)
Solo As uvas são provenientes de uma vinha localizada na região demarcada do Douro a média altitude (400 metros) na margem Sul do rio Douro, em solos de xisto, encostas com médio declive, orientação predominante a Noroeste e Poente. Manhãs frescas e tardes quentes, clima temperado. A vinha é cultivada em Produção integrada, com o recurso a técnicas respeitadoras do meio ambiente, com a mínima quantidade possível de agroquímicos e consequentes baixos rendimentos por hectare.
Vinificação A colheita é manual, seguida de vinificação cuidada. Prensagem das uvas imediatamente após a colheita em prensa pneumática, clarificação pelo frio, decantação por gravidade para extração das borras e impurezas, seguida de fermentação lenta com controlo da temperatura em cubas inox.
Estágio Estágio sobre as borras finas em depósito inox, com batonnage.
Volume Teor Alcoólico: 12,5% Volume
Capacidade: 75 cl
Temperatura 8ºC - 10ºC
Harmonizações Salmão, saladas, carnes brancas e queijos amanteigados.

O PRODUTOR
Fausto J. M. Vieira Cardoso
“Em vésperas de me reformar adquiri, por herança familiar e compra, 3 prédios com vinha e olival no Douro. Depois do curso de agronomia no ISA (Universidade Técnica de Lisboa) e de muitos anos no estrangeiro, onde segui com bastante proximidade e alguma paixão a produção e a economia da vinha e do vinho na Europa e no Mundo, não tive coragem de me desfazer dos “bocados” que tinha calcorreado em criança na companhia dos “lavradores” familiares. Embora numa zona difícil, sem vinhos de grande nomeada e com uma tradição vitícola familiar que “se perdeu ”com a criação das adegas cooperativas, decidi-me a tentar valorizar a produção vitícola e oleícola daquelas terras.”

A QUINTA
A área plantada de vinha estende-se por 10 ha, 6 de vinha nova e 4 de vinha velha, que precisam de ser replantados num futuro próximo. Um primeiro prédio está localizado na freguesia da Penajóia (concelho de Lamego) e as outras duas na freguesia de Alvações do Corgo (concelho de Sta. Marta de Penaguião). Os vinhos, engarrafados desde 2010, têm sido produzidos predominantemente nestes dois prédios a partir das uvas das vinhas velhas. A produção do primeiro prédio (Penajóia) é vinificada a partir de 2013.

O início da produção conheceu dificuldades e contratempos, mas os vinhos acabaram por ver a luz do dia. Foram feitos com o objetivo de traduzir o mais fielmente possível a expressão vinícola das diferentes parcelas. O conjunto do trabalho, da vinha à adega, foi conduzido com a intenção de produzir vinhos que sejam a expressão autêntica das uvas saídas daquelas vinhas, onde são cultivadas no respeito da planta, do solo e do meio envolvente.

Seco Doce
Sem madeira Estágio barrica
Leve Encorpado
Beber já Para a cave

Sugerimos outros produtos em que possa estar interessado!

Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!