Vinho Moscatel

Moscatel é uma casta particularmente aromática, com aromas florais, cítricos e a uvas. Ela chega a níveis elevados de açúcar quando amadurecida e é ideal para fazer vinhos fortificados. Duas regiões de Portugal são famosas pelo Moscatel fortificado: o Douro e a Península de Setúbal. Do outro lado do Rio Tejo nas cercanias da cidade de Lisboa, também pode encontrar-se um pouco em algumas localizações.
O Moscatel tem numerosas variantes em todo o mundo. Dois dos principais tipos são produzidos em Portugal, um conhecido localmente como Moscatel de Setúbal (cujo nome internacional é Moscatel de Alexandria), e o Moscatel Galego Branco (Muscat Blanc à Petits Grains), o tipo encontrado no Douro, reconhecido mundialmente como o mais elegante e perfumado da família - embora a elegância dependa também da localização e gestão da vinha, e onde e como o vinho é feito. Setúbal tem também uma pequena parte daquele que se pensa ser uma mutação do Moscatel Galego Branco, o Moscatel Roxo.

Moscatel de Setúbal
O vinho generoso de Setúbal elaborado a partir das castas Moscatel e Moscatel Roxo é um dos mais antigos e famosos vinhos mundiais.
Vinho de aroma muito intenso, a flores de laranjeira, com sabor meloso e cheio, que evolui com a idade para notas de frutos secos, passas e café.
É especialmente excecional quando envelhecido durante largos anos em barricas de carvalho

Moscatel Roxo
Produzidos em pequena quantidade, os vinhos licorosos elaborados a partir da casta Moscatel Roxo têm características semelhantes ao Moscatel de Setúbal, no entanto são mais finos e apresentam aromas e sabores muito complexos de laranja amarga, passas de uva, figos e avelãs.

Moscatel do Douro
O Moscatel do Douro (usado também para intensificar o aroma de Portos brancos) é capaz de fazer vinhos Moscatel fortificados particularmente interessantes e complexos.. Estes vinhos tendem a ter bom equilíbrio de acidez, aromas florais, cítricos e sabor de casca de laranja ou tangerina, damasco e manteiga, adquirindo intensos traços de aroma de frutos secos mediante quanto tempo permanecem a envelhecer na madeira. O tempo mínimo na madeira é de 18 meses, mas a maioria fica um pouco mais, enquanto alguns são envelhecidos por 10 ou 20 anos, sendo ocasionalmente engarrafados como “Colheita”.

Vinho Moscatel

Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!