Tejo

Situada no coração de Portugal, a uma curta distância da Capital é uma das mais antigas regiões produtoras de vinho no país. Anteriormente conhecido como Ribatejo, desde 2009 a região tem sido simplesmente chamada Tejo, uma homenagem ao rio que definiu a sua paisagem, clima e economia. Diversidade de solos e climas são a sua principal característica. Divide-se em seis sub-regiões, Almeirim, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Santarém e Tomar.

O rio é o responsável por moldar os três terroirs distintos da região do Tejo, gerando três zonas produtoras de vinho distintas: Bairro, a norte do Tejo, composto por planícies e colinas, Charneca, a sul, na margem esquerda do Tejo com solos arenosos que forçam as videiras a lutar, e produzem frutos mais complexos e Campo junto ás margens do Tejo com clima mais marítimo, equilibrando as temperaturas e influenciado o carácter frutado, a acidez e frescor dos vinhos.

As castas autóctones, que prosperaram neste clima e nestes solos complexos da região, mantém a elevada acidez natural, para produzir vinhos equilibrados com características de frutas ricas.

Clima: Moderado, com temperaturas médias compreendidas entre os 15º C e 16,5º.

Solo: Existem quatro tipos de solo, xistosos, numa zona perto de Tomar, de aluvião, nas planícies inundadas regularmente pelo Tejo, argilo-calcários, onde as montanhas alternam com planícies e areias, mais para o sul até ao Alentejo.

Curiosidades

Antigos e famosos
Os vinhos do Ribatejo já eram famosos antes da fundação da nacionalidade. Em 1170, D. Afonso Henriques refere-se aos vinhos do Ribatejo no foral da cidade de Santarém.

Referências na literatura
Gil Vicente faz referência aos vinhos ribatejanos, nomeadamente ao vinho da região de Abrantes, na sua obra "Pranto de Maria Parda". Na obra "Viagens na Minha Terra" de Almeida Garrett, recorda-se Dâmaso Xavier dos Santos, um grande proprietário agrícola do Cartaxo que se dedicou à causa liberal, arruinando toda a sua fortuna.

Moscatel
O Moscatel de Setúbal foi desde sempre um vinho famoso. Um dos grandes apreciadores deste vinho foi o Rei Francês Luís XIV.

Fonte: Infovini, Wines of Portugal e Comissão Vitivinícola da Região

Principais Castas

Sub-regiões

  1. Tomar
  2. Santarém
  3. Chamusca
  4. Cartaxo
  5. Almeirim
  6. Coruche
Tejo: sub-regiões

Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!