Península de Setúbal

Situada a sul de Lisboa é rodeada pelo oceano Atlântico e pelos rios Tejo e Sado e divide-se em duas sub-regiões: Palmela e Setúbal. Apresenta dois tipos de paisagem, uma caracteriza-se pelo seu relevo mais acentuado com vinhas plantadas, entre os 100 e os 500 metros, aproveitando as encostas da Serra da Arrábida que as protegem do oceano Atlântico. A outra zona que representa, cerca de 80% abrange terras planas ou com suaves ondulações, raramente ultrapassando os 150 m de altura. É essencialmente marcada pelo turismo e pelas grandes explorações vitícolas. Desde as grandes explorações dominadas pela casta Castelão até ao Moscatel, um dos vinhos generosos nacionais mais famosos, esta região sempre teve um lugar importante na história dos vinhos portugueses.

As características mais marcantes dos novos vinhos desta região são os aromas florais nos brancos e os sabores suaves a especiarias e frutos silvestres nos tintos. Vinhos com potencial de envelhecimento.

Clima: Claramente mediterrânico, com verões quentes e secos, invernos amenos, mas chuvosos e humidade elevada. Só a Serra da Arrábida beneficia de um clima mais atlântico devido à altitude e proximidade do mar.

Solo: Heterogéneos, alternando entre as areias finas e profundas das planícies e os solos calcários e argilo-calcários da Serra da Arrábida.

Curiosidades

Torna-Viagem
O Moscatel era muito exportado para o Brasil. Depois de o vinho ser vendido, o que sobrava regressava a Portugal. O transporte era efetuado em navios que atravessavam todo o Atlântico e os vinhos eram sujeitos a elevadas temperaturas. Quando os barris eram desembarcados, notava-se que o vinho estava mais concentrado e suave. Estes vinhos ficaram famosos e ficaram conhecidos por “torna-viagem”.

O Moscatel
O Moscatel de Setúbal sempre foi um vinho com grande fama nacional e internacional. Um dos grandes apreciadores deste vinho foi o rei francês Luís XIV.

Maior vinha do mundo
No século XIX, a maior vinha contínua do mundo situava-se na região da Península de Setúbal: eram cerca de 4000 hectares de vinha que pertenciam a apenas um produtor. Hoje a área ocupada pela vinha situa-se entre os 10000 hectares.

Fonte: Infovini, Wines of Portugal e Comissão Vitivinícola da Região

Principais Castas

Sub-regiões

  1. Palmela
  2. Setúbal
Península de Setúbal: sub-regiões

Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!