Lisboa

É composta por nove sub-regiões. Dada a sua diversidade de solos, castas, exposição de ventos, e outros aspetos, também produz uma grande diversidade de vinhos.

Zona Sul
Colares é das sub-regiões mais originais, com vinhas da casta Ramisco implantadas junto ao mar. Produz vinhos cuja alta acidez permite uma guarda muito longa. Bucelas ganhou espaço próprio pelo estilo vincado dos seus vinhos brancos, onde domina a casta Arinto, capaz de oferecer frescura, acidez equilibrada, aromas florais e longevidade. Carcavelos, muito famosa pelos seus vinhos doces, é hoje uma região quase sem vinhas vítima da pressão imobiliária.

Zona Central
Sub-regiões de Alenquer, Arruda, Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras.
Neste clima ameno as uvas amadurecem com tranquilidade e produzem vinhos com boa concentração e acidez. Os tintos são aromáticos, elegantes, ricos em taninos, e capazes de envelhecer em garrafa. Os brancos caracterizam-se pela sua frescura e carácter citrino.

Zona Norte
Encostas d’Aire é a maior sub-região de Lisboa. Apostou na plantação de novas castas portuguesas que partilham com castas internacionais, como, por exemplo, a Chardonnay e Cabernet Sauvignon. O perfil dos vinhos começou a alterar-se: ganharam mais cor, corpo e intensidade.

Clima: Temperado, os Verões são frescos e os Invernos suaves

Solo: Solos mediterrânicos pardos, vermelhos normais ou parabarros de arenitos finos, argilas e argilitos. Em Colares os solos são de areias assentes sobre materiais consolidados, normalmente designados por “chão de areia”

Curiosidades

Vinho de Bucelas
Este vinho teve uma enorme popularidade na época das Invasões Francesas (1808-1810). Wellington, que era um apreciador deste vinho, transportou-o para Inglaterra com o objetivo de o oferecer a Jorge III de Inglaterra.

Branco de Lisboa
Na segunda metade do século XVI, o vinho de Bucelas já era conhecido em Inglaterra. Os ingleses chamavam-lhe "Lisbon Hock". Em inglês, hock significa vinho branco seco.

Vinho de Carcavelos
As tropas de Wellington bebiam este vinho frequentemente e levaram esse hábito para Inglaterra. Assim, o vinho de Carcavelos foi exportado para Inglaterra em grandes quantidades e durante vários anos.

Fonte: Infovini, Wines of Portugal e Comissão Vitivinícola da Região

Principais Castas

Sub-regiões

  1. Encostas de Aire
  2. Lourinhã
  3. Óbidos
  4. Torres Vedras
  5. Alenquer
  6. Arruda
  7. Colares
  8. Carcavelos
  9. Bucelas
Lisboa: sub-regiões

Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!