Douro

De paisagem assombrosa foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO. Com mais de 250 anos é uma das mais antigas regiões demarcadas da história do vinho. Divide-se em três sub-regiões, Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior.
O Baixo Corgo, sob a influência direta da Serra do Marão, é a sub-região mais fresca e chuvosa, a mais fértil e com maior densidade de vinhas.
O Cima Corgo é conhecido como o coração do Douro, onde nascem muitos dos vinhos do segmento superior do Vinho do Porto.
O Douro Superior, a sub-região de maior extensão, é a mais quente, seca e extremada, mas também a menos acidentada, marcada pela secura e pelos verões infernais. É uma das regiões mais ricas em castas autóctones, com centenas de castas únicas e uma área extensa de vinhas velhas, por vezes plantadas com dezenas de castas misturadas.

Clima: De um modo geral é bastante seco. No Baixo Corgo o é mais húmido e seco, no Cima Corgo é mediterrânico e no Douro Superior chega a ser desértico com temperaturas que podem chegar aos 50 graus.

Solo: A esmagadora maioria deriva do xisto. Esta pedra retém humidade suficiente para permitir à videira sobreviver em condições áridas. Tem também uma elevada capacidade de retenção do calor durante o dia, que liberta gradualmente durante a noite, reduzindo as amplitudes térmicas diárias e contribuindo para o avanço da maturação.

Curiosidades

A aguardente
Com o desenvolvimento das exportações de vinho do Porto iniciou-se a prática de lhe adicionar aguardente para que o vinho resistisse à longa viagem marítima. A adição da aguardente, parava a fermentação e tornava o vinho mais adocicado, ficando famoso no mercado inglês. Nasceu assim um dos vinhos fortificados mais conceituados do mundo.

Douro: Região Demarcada
Em 1756 criou-se a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro. Este organismo tinha como principais competências fazer a limitação da região e registo das vinhas, classificar os vinhos de acordo com a sua qualidade e estabelecer determinadas práticas vitivinícolas na região. Era o nascimento de uma das primeiras regiões demarcadas do mundo.

O nome Porto
A denominação "do Porto" é explicada pelo facto do vinho ser armazenado e comercializado a partir do porto situado entre a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia. O vinho descia o rio Douro nos barcos rabelo e envelhecia nos armazéns de Vila Nova de Gaia, já que esta zona apresenta poucas variações de temperatura durante o ano.

O Porto mais raro
O vinho do Porto mais caro e mais raro do mundo é produzido pela Quinta do Noval. O seu Porto Vintage Nacional é produzido poucas vezes e sempre em número limitado (200 a 250 caixas). Uma das suas particularidades é o facto das uvas serem provenientes de videiras plantadas sem porta-enxertos, muito antigas e raras na região.

Fonte: Infovini, Wines of Portugal e Comissão Vitivinícola da Região

Principais Castas

Sub-regiões

  1. Baixo Corgo
  2. Alto Corgo
  3. Douro Superior
Douro: sub-regiões

Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!