Açores

As nove ilhas do arquipélago dos Açores apresentam condições climáticas pouco favoráveis à plantação de vinha. Contudo, a vinha tem uma longa tradição na região, pois é cultivada desde o século XV.

Para que fiquem protegidas do vento e do ar salgado do mar as vinhas são plantadas em chão de lava, rico em nutrientes, e abrigados pelos “currais” ou “curraletas” , que são apertadas muros de pedra vulcânica, que as abrigam, mas deixam entrar o sol necessário à sua maturação. Esta incrível paisagem ancestral está classificada como património Mundial da UNESCO.

Os Açores destacam-se na produção de vinho generoso no Pico e Graciosa. Na ilha Terceira produz-se um vinho branco leve e seco. No Pico os vinhos são muito equilibrados com forte mineralidade. Na Graciosa são leves frescos e frutados. A sua casta mais famosa e mais cultivada é o Verdelho, que pensa-se ser originária da Sicília ou Chipre, e foi levada para os Açores pelos Frades Franciscanos.

Clima: Profundamente marítimo. As temperaturas são amenas durante todo o ano, apesar do elevado nível de precipitação e humidade atmosférica.

Solo: Vulcânico.

Curiosidades

Vinho de Cheiro
A maioria das vinhas cultivadas nas ilhas são espécies americanas, plantadas após a filoxera. Na região fazem um vinho curiosamente almiscarado conhecido como vinho de cheiro ou "vinho perfumado" consumido pelos ilhéus e também pelos emigrantes das ilhas do Canadá e dos EUA.

Verdelho do Pico
No século XVII e XVIII os vinhos produzidos nos Açores, nomeadamente os do Pico, foram exportados para a Rússia e para a maioria dos países do norte da Europa. Depois da revolução russa de 1917, descobriram-se várias garrafas de vinho Verdelho do Pico guardadas em caves dos antigos czares da Rússia.

Verdelho
A Verdelho é a casta mais famosa e mais cultivada nos Açores. Pensa-se que será originária da Sicília ou Chipre e foi levada para os Açores através dos Frades Franciscanos que a cultivaram abundantemente pelas ilha.

Fonte: Infovini , Wines of Portugal e Comissão Vitivinícola da Região

Principais Castas

Brancas:
Verdelho
Arinto
Terrantez
Fernão Pires

Sub-regiões

  1. Graciosa
  2. Pico
  3. Biscoitos
Açores: sub-regiões

Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!