Nebbiolo é uma casta autóctone italiana, nobre e famosa, responsável pelos vinhos de qualidade superior do noroeste de Piemonte, em Itália, em particular os de Barolo e Barbaresco. Muito cobiçados, alguns exemplares podem atingir preços muito elevados. É uma casta extremamente antiga referenciada pela primeira vez no século XIII. O nome Nebbiolo deriva da palavra nebbia que em italiano significa “nevoeiro”. Pensa-se que foi assim batizada devido à floração branca que ocorre na época das vindimas e que se assemelha a uma névoa. Outros pensam que se deve ao facto de ser colhida no final de Outubro quando as vinhas se encontram envoltas em nevoeiros matinais. A Nebbiolo é muito caprichosa e está intimamente ligada ás características do solo por isso, dependendo do local onde é cultivada, pode ter sabores muito diferentes. A excelência da produção de Nebbiolo concentra-se no Langhe e mais precisamente nas zonas de Barolo e Barbaresco (Piemonte) e em Valtellina (Lombardia). Fora destas áreas, as uvas Nebbiolo já não têm a profundidade, força e nobreza que as tornam únicas no mundo por isso praticamente só são aqui cultivadas. Os Nebbiolo são vinhos ousados, encorpados, tânicos, com acidez elevada e fresca. De cor vermelho rubi quando jovens evoluem rapidamente para laranja granada. Importa sublinhar que a sua intensidade aromática depende não só da região, mas também das técnicas de vinificação e do envelhecimento, que é essencial para que a casta expresse toda a sua complexidade. Alguns dos dos extraordinários aromas associados a esta casta:
1. Frutas vermelhas: Cereja e framboesa são as notas frutadas frescas e vibrantes mais reconhecidas nos Nebbiolo mais jovens.
2. Frutas escuras: Com o tempo os aromas de frutas vermelhas podem evoluir para frutas escuras como amora e ameixa.
3. Floral: Descritos muitas vezes como perfumados os Nebbiolo podem exibir notas a rosas, violetas ou a flores secas.
4. Especiarias: Há medida que o vinho envelhece aparecem aromas a especiarias como canela, anis, cravo, ou pimenta preta.
5. Terrosos: Solo de floresta outonal, vegetação rasteira, terra húmida, húmus, são alguns dos descritores utilizados para descrever o caráter terroso que estes vinhos podem apresentar com a evolução.
6. Balsâmicos: Notas balsâmicas, como resina de pinheiro ou eucalipto podem aparecer nos exemplares mais elegantes com longo envelhecimento em garrafa.
7. Complexo: Trufa, cogumelos, couro, alcaçuz, fumado são alguns dos aromas que podemos encontrar nos vinhos mais complexos. Muito associado aos vinhos Barolo, conhecidos pela sua intensidade e longevidade, são os aromas distintivas de alcatrão.
Imagem: Juicegrape.com
Confirmação de Idade Tem idade legal para o consumo de bebidas alcoólicas? (+18 anos) Sim Não
Age Confirmation Do you have legal age to consume alcoholic drinks? (+18 years old) Yes No
Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!
Fazer já o registo!Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!
Fazer já o registo!