Casa de Paços Prazo da Cotovia Colheita Tardia 2017 Ver maior

Casa de Paços Prazo da Cotovia Colheita Tardia 2017

16,90 €

Cor dourada intensa de aspeto límpido e espesso. Aromas a fruta compotada de caroço, citrinos e mel. Na boca é complexo, com sabor intenso a fruta madura de caroço (alperce) e da casta, doçura moderada e final fresco. 

More details

Em Stock

Adicionar à Lista de desejos

Pré-visualizar os custos de transporte
Produtor Produtor: Quinta de Paços
Enologia: Rui Cunha e Gabriela Albuquerque
Região Vinho Verde
Castas Moscatel Galego Branco (100%)
Solo Este vinho da casta Moscatel Galego Branco, é proveniente de uma só vinha na Quinta de Paços, recuperando uma casta que era outrora plantada na região do Minho.
O solo é granítico de grão médio a grosso, rico em quartzo com uma altitude média de 70 metros numa vinha orientada a Sudeste em cordão ascendente simples e a 16km do mar.
Vinificação Este vinho resulta de uvas da colheita de 2017 e, em menor parte de 2018, foi feita a partir de uvas desidratadas na própria videira e colhidas na última semana de Novembro. A fermentação foi feita em conjunto com as peliculas durante quase um mês em barricas de carvalho francês usadas (3º ano). Após a fermentação uma parte (90%) do vinho permaneceu em barricas durante 4 anos e a outra parte em inox. O vinho foi engarrafado em Novembro de 2021 e estagiou até ao seu lançamento em Maio de 2022.
Garrafas: 900
Estágio Parte do vinho estagiou 4 anos em barricas de carvalho francês usadas e a outra parte estagiou em cubas de inox.
Capacidade 500 ml
Volume Teor Alcoólico: 16%
Temperatura 8ºC - 10°C
Harmonizações Foie gras, queijos secos e sobremesas ricas em ovos.

A História
A Casa de Paços deve o seu nome provavelmente a um antigo paço (lat. palatiu, também chamado lat. villa) do tempo em que a freguesia de Stª Eulália de Rio Côvo seria uma estância termal romana. Parte do que é hoje a propriedade pertenceu à Comenda de Chavão da Ordem de Malta, mas mantém-se há mais de 400 anos (desde o século XVI) e de 15 gerações na mesma família, os Silvas de Rio Covo, assim designados pelo genealogista Felgueiras Gayo, ele próprio descendente desta Casa.

Esta família uniu-se matrimonialmente com os Fonsecas de Amins, dando origem à família Silva Fonseca, que ao longo do tempo veio a unir-se por matrimónio aos Teixeiras de Barros (Morgados do Perdigão), assim como aos seus parentes Pereiras da Fonseca Vilas-Boas (Morgados de Real), aos Viscondes da Barrosa e à família Mattos Graça (senhores da Casa do Bemfeito e, eles igualmente, descendentes da Casa de Paços).

Nesta casa nasceram e fizeram avultadas obras o Dr. D. Frei João Baptista da Sylva (1679-1765), frade beneditino, que foi Geral da Ordem e, por duas vezes, Abade Geral de Tibães, e o Dr. Teotónio José da Fonseca (1875-1937), autor de Barcelos Aquém e Além-Cávado e de diversas outras obras, nomeadamente monografias e livros de genealogia, e membro da Associação dos Arqueólogos Portugueses.

Pioneiros
Orgulham-se de preservarem a tradição com mais de 4 séculos na produção de vinho na região do Minho mas também serem pioneiros em práticas que não eram comuns á data na região do Vinho Verde. Foram o primeiro produtor a fazer um blend com as castas Arinto e Loureiro. Foram também o primeiro a produzir um Arinto Reserva, fermentado e estagiado em barrica com recurso a batonnage.

Seco Doce
Sem madeira Estágio barrica
Leve Encorpado
Beber já Para a cave
Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!