Le Domaine d'Henri Chablis Les Allées du Vignoble 2019

17,60 €

O vinho expressa pedreneira, notas de ervas e citrinos no nariz, traços clássicos do Chablis. A acidez viva e crocante proporciona tensão e espinha dorsal aos sabores maduros de melão, pera e amêndoas.

More details

Em Stock

Adicionar à Lista de desejos

Pré-visualizar os custos de transporte
Produtor Le Domaine d'Henri
Região Estrangeiro País: França
Região: Bourgogne
Apelação: Petit Chablis
Castas Chardonnay (100%)
Solo Idade média da vinha: 30+ anos de idade. Localizada nas aldeias de Chablis, Fyé, Maligny & Beine.
Tipo de solo: Calcário Argiloso
Vinificação Vinificação com leveduras indígenas e fermentação malolática em cuba de aço inoxidável.
Estágio Cubas de aço inoxidável.
Volume Teor Alcoólico: 12,5% Volume
Capacidade: 75 cl
Temperatura 10ºC - 12ºC
Harmonizações Ostras, mariscos e peixe grelhado.

Profundamente enraizado no terroir de Chablisien
As origens vinícolas da família Laroche podem ser rastreadas ao longo de várias gerações. Ao longo da história da família, encontramos antepassados, nascidos em 1695, que eram proprietários de vinhas. O primeiro "vigneron" da família foi Louis Laroche, nascido em 1781.

A mineralidade é a verdadeira assinatura de Chablis. Os vinhedos Chablis encontram-se no estrato Kimmeridgiano de solos argilo-calcários. A combinação destes solos com o clima continental do Chablis resulta numa expressão mineral e calcária única da uva Chardonnay.

Clima
O clima continental do Chablis resulta em invernos e verões amargamente frios, geralmente secos e quentes, mas não excessivamente quentes, o que ajuda a preservar os aromas frescos da uva Chardonnay aqui cultivada.

Oficialmente, o Chablis é classificado como parte da Borgonha, apesar de os vinhedos estarem a 130 kms a norte de Beaune e apenas 50 kms a sul de Champagne. Como resultado do clima mais ameno, as uvas são vindimadas mais tarde, o que as expõe a temperaturas mais frescas e contribui grandemente para o carácter dos vinhos, tornando-as frequentemente mais champenois em estilo.

Quando se fala de Chablis, pensa-se em mineralidade, finesse, pureza, elegância, uma acidez refrescante e, muito ocasionalmente, volume, riqueza e poder.

Vinhedos
Em 2012, iniciaram uma seleção em massa das suas videiras Fourchaume mais antigas, plantadas em 1937, antes da existência de clones. Estas vinhas fornecem-lhes um património único que querem absolutamente preservar.

A parcela contém cerca de 4.000 plantas de vinha e, pouco antes da colheita, inspecionaram cada uma delas para avaliar a qualidade do tronco e dos rebentos, o número de cachos e os níveis de qualidade e maturidade das uvas. Esta primeira seleção permitiu-lhes destinar 300 videiras, que foram reavaliadas em 2013 para eliminar mais 100. Agora têm 200 plantas, que foram testadas em laboratório para garantir que estavam livres de doenças virais como a folha de leque ("court-noué"), que afetarão a qualidade do fruto e a longevidade das videiras. Das 200 estacas testadas, 195 não mostraram qualquer sinal do vírus - notável!

Um especialista está agora a propagar estas estacas e irá fornecer-lhes 1200 videiras enxertadas. Estas, serão plantadas em frente da sua adega e criarão um conservatório inestimável feito a partir das vinhas mais antigas - o ADN das suas vinhas. Todas as novas plantações serão feitas a partir destas vinhas.

Solos
Para além do trabalho fundamental no dossel da vinha, juntaram forças com o famoso especialista em solos, Claude Bourguignon, e o seu filho, Emmanuel, para obterem uma melhor compreensão dos seus solos. O solo é um ambiente de vida muito complexo, que merece ser melhor compreendido. Afinal, é o solo que permitirá à videira atingir todo o seu potencial qualitativo. É importante compreender os organismos vivos presentes no solo: microbianos, bacterianos, vegetais e animais, tais como vermes que ajudarão a romper e a arejar os solos.

Em parcelas com uma forte proporção de argila, deixam a erva natural a crescer entre as filas de videiras, cortando-a de tempos a tempos. A erva absorverá o excesso de humidade, em vez da videira.

Diferentes técnicas são adaptadas a cada terroir, a fim de permitir que as raízes da vinha se desenvolvam o mais harmoniosamente possível, a fim de melhor regular o impacto dos incidentes climáticos, e também de penetrar o mais profundamente possível nos diferentes perfis do solo, a fim de expressar a individualidade de cada parcela.

Este é um compromisso a longo prazo, mas é vital produzir vinhos que exprimam verdadeiramente o terroir.

Viticultura
Só as melhores uvas farão grandes vinhos.
Tal como as gerações anteriores, eles sabem que a qualidade começa na vinha e, como resultado, tratam as suas vinhas com o maior respeito. Cada videira é tratada individualmente. A poda é adaptada para incentivar a quantidade certa de fruta por videira. A fim de permitir que as uvas atinjam a plena maturação nas condições ótimas, devem ser devidamente ventiladas, pelo que retiram as folhas do lado menos exposto, e a vindima verde, se necessário.

A sua filosofia na vinha é muito simples - para além de cuidarem das vinhas e cultivarem os solos, intervêm o menos possível. Preferem deixar a natureza seguir o seu curso. É uma abordagem de senso comum com práticas orgânicas. Estão empenhados em produzir uvas saudáveis e em preservar as suas vinhas para as gerações futuras.

Vinificação
As parcelas são vinificadas separadamente de modo a permitir que a personalidade de cada terroir seja plenamente expressa.

A sua nova adega, na entrada de Chablis na Rota d'Auxerre, está equipada com o melhor equipamento de vinificação, apesar da sua firme crença na intervenção mínima! As suas uvas Premier Cru e Chablis são vindimadas à mão e são depois selecionadas numa mesa vibratória, a fim de garantir que apenas a fruta de melhor qualidade vai para as prensas pneumáticas, que  fixam a menos de 2kg/cm2 de pressão.

Uma semana antes da colheita criaram uma "pied de cuve", colhendo à mão uvas suficientes para fazer 1000 litros de sumo, que é deixado a fermentar naturalmente. Isto fornece-lhes um stock de leveduras ativas e naturais prontas a usar assim que a nova vindima chega. Todos os seus vinhos são feitos desta forma, desde Petit Chablis até Fourchaume "Héritage".

Acreditam firmemente que a mineralidade é a assinatura do Chablis e a sua vinificação é gerida em conformidade. Dependendo da vindima, utilizarão entre 15 - 35% dos barris, substituindo uma proporção cada ano, de modo que a impressão do novo carvalho é pouco percetível. Fazem blends com os vinhos envelhecidos em carvalho e com os que foram envelhecidos em tanques de aço inoxidável para alcançar o equilíbrio perfeito. Apreciam o corpo e a complexidade que se obtém com o envelhecimento em carvalho, no entanto, também pode levar a um carácter mais oxidativo do que os vinhos envelhecidos em tanques de aço inoxidável. O carvalho nunca deve dominar e os vinhos envelhecidos em aço inoxidável trazem uma frescura e vivacidade à mistura.

A estabilização a frio é uma opção para eliminar o risco de precipitação tartárica, especialmente para os vinhos engarrafados imediatamente antes da vindima. O Premier Crus, fica na cave durante um segundo Inverno para permitir a estabilização natural e evitar a finagem e filtração. Como resultado, pode ocasionalmente encontrar pequenos cristais no fundo das suas garrafas, se tiverem passado muito tempo no frigorífico. Isto é 100% natural e não afeta de forma alguma a qualidade do vinho. Da mesma forma, sempre que possível, preferem não filtrar os seus vinhos para melhorar a qualidade. Se forem obrigados a filtrar, fazem-no muito suavemente, imediatamente antes do engarrafamento, para preservar as nuances naturais de cada terroir.

Pureza, delicadeza, precisão, estrutura, equilíbrio, tipicidade e expressão do terroir são as características que procuram para assinar os vinhos Le Domaine d'Henri construídos para envelhecerem bem durante anos. As vinhas mais antigas com a melhor orientação solar trazem-lhes a mineralidade que é a verdadeira assinatura do Chablis.

Quando Henri abria uma garrafa do seu querido Fourchaume, costumava dizer "Chablis, essa é a expressão mais pura do Chardonnay!”.

Seco Doce
Sem madeira Estágio barrica
Leve Encorpado
Beber já Para a cave

Sugerimos outros produtos em que possa estar interessado!

Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!