O Arinto das Indígenas do Morgado 2022 Ver maior

O Arinto das Indígenas do Morgado 2022

27,90 €

Cor amarela palha, nariz intenso, notas de tília, iodo na boca, texturado e tosco, como algo que só a natureza pode fazer.

More details

Em Stock

Adicionar à Lista de desejos

Pré-visualizar os custos de transporte
Produtor Produtor: Fitapreta Vinhos
Enologia: António Maçanita e Sandra Sárria
Região Alentejo
Castas Arinto (100%)
Solo Ano de plantação da vinha: 2017
Altitude: 307-314 m
Localização: Paço do Morgado de Oliveira.
História: Os terrenos do Morgado de Oliveira são abençoados de água, sendo o aqueduto da água da prata alimentado pelos poços da propriedade comprados por D. João II ao Morgado de Oliveira no final do séc. XV. A vinha existia antes da instituição do Morgado em 1306. Sendo, segundo vários autores, a zona mais antiga de vinha em Évora que há memória.
Vinificação Vindima manual noturna, mesa de escolha, prensa direta sem esmagamento e sem sulfitos até ao final de fermentação.
Decantação a frio durante cerca de 12 horas, sem aditivos. Fermentação feita em barricas sem qualquer controlo de temperatura a partir de “pé de cuba” das leveduras indígenas da vinha do Morgado de Oliveira.
Estágio 15 meses em barricas sobre borra fina.
Capacidade 750 ml
Volume Teor Alcoólico: 11,5%
Temperatura 10ºC - 12ºC
Harmonizações Pargo assado no forno, caldeirada de peixe e cataplana de polvo com batata doce.

Localizada no sopé sul da Serra d’Ossa, este lugar é especial, sente-se! Dois riachos trazem as águas das chuvas da Serra mantendo o chão fresco no tórrido calor alentejano, nunca baixando o nível freático da água abaixo dos 5 metros. Era aqui que antigamente se plantava a vinha, o local era conhecido como o Chão dos Eremitas, “Chão“termo antigo para zona plana, e dos “Eremitas” referente aos monges Eremitas da ordem de São Paulo. Aqui existem provas da produção ininterrupta de vinho desde o séc. XIV, a vinha teve tal importância que uma Bula Papal em 1397 isenta os “Pauperes Eremitas” de pagar tributos (impostos) nas suas vinhas. Mas a arqueologia vai mais longe, pois a descoberta da única ânfora de vinho fenícia do interior do País, que data do séc. VIII a.C, liga este local ao vinho cerca de 900 anos antes da chegada dos Romanos, no que são 3,000 anos de história ligada ao vinho.

Seco Doce
Sem madeira Estágio barrica
Leve Encorpado
Beber já Para a cave

Sugerimos outros produtos em que possa estar interessado!

Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!