Figueira Coriga Grande Reserva Aragonez e Touriga Nacional 2018 Ver maior

Figueira Coriga Grande Reserva Aragonez e Touriga Nacional 2018

29,90 €

Cor vermelho rubi, no nariz frutos vermelhos e especiarias, a boca de medio volume apresenta acidez sedosa e uma suavidade palpitante.

More details

Em Stock

Adicionar à Lista de desejos

Pré-visualizar os custos de transporte
Produtor Produtor: Figueira Coriga Vinhos de Borba
Enologia: João Mourinha
Região Alentejo
Castas Aragonez e Touriga Nacional
Solo Maciço calcário entre Borba e Estremoz.
Vinificação Fermentação com leveduras indígenas.
Estágio 24 meses em barricas de carvalho francês e americano.
Capacidade 750 ml
Volume Teor Alcoólico: 14,5%
Temperatura 16ºC - 18ºC
Harmonizações Costeleta de vitela grelhada, pezinhos de porco de coentrada e secretos de porco preto grelhados.

Num recanto do profundo Alentejo, entre Estremoz e Borba nascem sobre os calcanhares Dolomíticos do maciço calcário da zona de Ossa Morena, os mais surpreendentes vinhos! Juntam com naturalidade a expressão da fruta madura, a complexidade e a frescura.

A História
A ligação da família Mourinha ao vinho e à vinha, é antiga. Pelo que se sabe, João de Deus Mourinha, avô paterno do João Mourinha, era um eminente negociante do início do seculo XX.  Por volta de 1920, adquiriu uma vinha na região de Borba, chamada S. Miguel, contigua a uma ermida, que repartia o nome com a propriedade.

Terá sido a partir das uvas da vinha de S.Miguel que João de Deus Mourinha, produziu vinho pela primeira vez, numa típica adega de talhas de barro. Vindos das talhas para a adega, que também servia de taberna, os seus vinhos ganharam fama de deliciosos.

Como excelente negociante, João de Deus Mourinha fez bons negócios e adquiriu a Quinta Figueira Coriga e o Palácio dos Mellos entre outros.

E tal não foi a sua devoção e gratidão aos terrenos de S. Miguel, que João de Deus Mourinha, expressou um único desejo aos seus herdeiros - reerguer a capela S.Miguel que estava em ruínas.

Quim Bento, o Plantador
Filho ilegítimo deJoão de Deus Mourinha herdou a Quinta Figueira Coriga aos 20 anos. Homem inteligente e sensível reestruturou a propriedade, e plantou vinha em terrenos tão pedregosos que parecia impossível que tal fosse possível.

Essa estrutura de terreno ainda hoje se mantém nas parcelas de Trincadeira e Syrah da Figueira Coriga.

Atualmente Figueira Coriga é gerida pela 3ª geração, os irmãos Mateus e Maria Mourinha.

A Vinha
Fizeram-se plantações novas nas parcelas de Aragonês, Trincadeira, Touriga Nacional, Alicante Bouchet e Syrah usando os porta-enxertos e clones adequados para o local.

O uso de herbicidas deu lugar a um prado natural, com uma complexidade de plantas que equilibram a fertilidade do solo, o que se nota no equilíbrio entre leguminosas e gramíneas.

No verão a vinha está coberta pela vegetação seca e protetora. Enquanto os nutrientes se vão repondo lentamente pela degradação da matéria orgânica, pode-se usufruir de um espaço de lazer, livre de pesticidas e isento de terra e poeiras.

Seco Doce
Sem madeira Estágio barrica
Leve Encorpado
Beber já Para a cave

Sugerimos outros produtos em que possa estar interessado!

Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!