Lista de produtos por produtor Quinta de Lubazim

D. João I agraciou João Gomes com o Senhorio de Lubazim, no Alto Douro, pelos seus feitos na batalha de Aljubarrota em 1385; uma sua filha veio a casar com Gonçalo Vaz de Castro, neto do Meirinho-Mor de El-Rei.

A Quinta de Lubazim manteve-se como pertença dos Castros até aos dias de hoje, o que significa que a quinta se manteve propriedade da mesma família há 23 gerações.

Em 1385, depois da batalha de Aljubarrota, El-Rei D. João I, reuniu todos os que por ele tinham pelejado, recompensando-os da coragem e bravura com que tinham lutado.


A D. Nuno Alvares Pereira, o contestável do reino concedeu muitos castelos e cidades, a João Gomes que na lança tinha sete cabeças espetadas disse El-Rei:


“Aqui vos dou o Vale de Lubazim” e aqui começou uma história que vai atravessar séculos e que se tornou uma lenda para todo o Douro pois estas terras nunca mais saíram da posse da família. São hoje vinte e três gerações da família de Castros que continuam sendo os senhores de Lubazim, vinte e três gerações que viveram e serviram Portugal, como fidalgos da Casa Real, lutando na Índia, no exército do Rei como D.Manuel de Castro que comandou  o contingente português e esteve às portas de Moscovo com Napoleão; outros, fomentaram as artes como D.Luís de Castro que fundou a Filarmónica da Freixo de Numão que ainda hoje existe, outros ainda fomentaram a agricultura deixando obras como o armazém de vinho de Lubazim, um dos maiores do Douro…


https://quintadelubazim.pt/

Saiba mais sobre este produtor
A mostrar 1 - 5 de 5 itens
A mostrar 1 - 5 de 5 itens
Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK