Lista de produtos por produtor Quinta das Senhoras

A Quinta das Senhoras situa-se, em Marialva, uma das doze Aldeias Históricas de Portugal, limite das terras do Coa, antiga fronteira de Leão e Castela, até 1297, no reinado de D. Dinis, território que sempre fez parte da Lusitânia e, depois, do Condado Portucalense, num planalto cortado pela antiga estrada romana, que constituía a rota da peregrinação a Santiago de Compostela, desde Mérida, Conimbriga e Salamanca.

A Quinta das Senhoras começa por ser uma homenagem a uma senhora única, Dª Isabel de Aragão, que nela passa o dia 23 de Junho de 1282, véspera do seu casamento com El-Rei D.Dinis, a caminho de Trancoso, onde se celebrou.


A Quinta das Senhoras existe desde o século XIX, graças à tenacidade de uma dinastia de senhoras, a primeira, Dª Carolina, emigrante no Brasil, que comprou e trabalhou as terras que ainda hoje a constituem, onde se produz um vinho genuíno de excelência, tendo contribuído ainda para o nascimento da plantação da vinha e da produção de vinho no Estado do Paraná, Brasil, à volta de uma cidade que adotou o nome de Marialva. 


Localizada na bacia hidrográfica do Douro, numa zona de transição granítico-xistosa, em terreno com declive, ligeiramente, ascendente, a uma altitude de cerca de 500 metros, com exposição solar, durante todo o dia, dotado de um micro-clima quente e seco, no Verão, e frio e seco, no Inverno.


A cultura da vinha, ao longo de todo o seu processo de fabrico, obedece a uma produção em modo biológico, sem qualquer espécie de adição de produtos ou substâncias fito-farmacêuticas, sendo as uvas vindimadas, em Setembro, com fermentação espontânea e envolvimento manual, em lagares de pedra tradicionais, durante sete dias, seguida de presa manual com estrutura de madeira.


Os vinhos tintos são provenientes das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Aragonês e Sousão, apresentando cor rubi, aroma perfumado, elegante, muito intenso, equilibrado na boca e com final prolongado.


Os vinhos brancos apresentam uma agradável textura, proporcionada pela casta Viosinho, conjugada com os aromas delicados da casta Gouveio, que dão lugar a um vinho com boa estrutura, de grande equilíbrio, onde se descobrem excelentes sensações de mineralidade e frescura, com um final elegante. 


A Quinta das Senhoras continua a ser uma empresa familiar, antiga no seu percurso por três séculos de vida, nova na juventude dos seus três atuais herdeiros, o mais jovem dos quais quis honrar o nome da fundadora e sua tetra-avó, rica na sua experiência acumulada e continuada de cinco gerações.


https://www.facebook.com/quintadassenhoras/

Saiba mais sobre este produtor
A mostrar 1 - 4 de 4 itens
A mostrar 1 - 4 de 4 itens
Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK