Produtores

Lista de produtos por produtor Fita Preta

Fita Preta

A equipa da Fitapreta começou com o jovem enólogo português António Maçanita e com o experiente consultor e viticultor inglês David Booth com o lançamento do seu primeiro vinho, Preta, em 2004.

Fita Preta


A Herdade situa-se na região do Alto Alentejo, a 10Km de Évora, no Paço do Morgado de Oliveira. Um Paço medieval fundado em 1306 onde se encontra a adega da Fitapreta, um edifício de cortiça construído em 2017 e parte das vinhas da Fitapreta.

A herdade da Fitapreta Vinhos começou a erguer-se no final do século XIV, mas sofreu alterações ao longo dos séculos, sobretudo durante o século XIX, altura que a família Saldanha tomou conta do edifício. A recuperação do edificado da herdade está a ser feita respeitando a sua história e sempre com acompanhamento arqueológico. Numa zona ainda por reabilitar foi encontrada aquela que se acredita ser a mais antiga adega em Évora. Hoje sabe-se que a totalidade do paço do Morgado de Oliveira é do século XIV, tornando este um dos edifícios mais antigos de Évora.

A Fitapreta adquiriu 87% do Paço da herdade, com a responsabilidade da sua recuperação e o direito ao seu usufruto exclusivo, mantendo-se a família Saldanha com o restante, num testemunho da continuidade no que foi um dos mais antigos e importantes Morgados de Portugal, o Morgado de Oliveira.

A Adega
Dentro do Palácio, na Sala dos Arcos, encontra-se a adega de brancos. Daqui nascem os vinhos brancos da Fitapreta, de talha e de cuba, de indígenas e de tintas, de vinhas velhas e vinhas novas. É também a adega de ensaios do enólogo António Maçanita. Ainda no Palácio, reservam-se todos os vinhos que estagiam em barrica de carvalho Francês, distribuídos pela Sala das Colunas e Capela do Palácio.

É na nova adega, situada no edifício construído pela Fitapreta, que se encontra a produção de tintos. Uma adega construída com uma visão não interventiva e sustentável, onde as massas circulam por gravidade, as fermentações são espontâneas e os vinhos dormem em inox ou em talha, mais tarde podem ser enviados para a Capela do Palácio para descansar mais um pouco.

As vinhas novas da Fitapreta envolvem a adega nova e o Palácio com as castas Arinto, Baga, Tinta Miúda, entre outras. As restantes vinhas encontram-se em locais especiais entre Évora, Redondo, Borba e Fronteira. Uma destas vinhas, muito especial, a vinha do Chão dos Eremitas encontra-se no sopé da Serra d’Ossa, num local onde se faz vinha interruptamente desde o século XIV.

A Equipa
A equipa da Fitapreta começou com o jovem enólogo português António Maçanita e com o experiente consultor e viticultor inglês David Booth com o lançamento do seu primeiro vinho, Preta, em 2004. Em 2008, a equipa é reforçada com Sandra Sárria que, em 2015, é convidada por António Maçanita para abraçar, o projeto da Fitapreta, como sócia.

Atualmente, a equipa da Fitapreta Vinhos é conduzida pelos dois enólogos António e Sandra que juntos formam uma equipa apaixonada e dedicada ao vinho, à recuperação de castas e a um fazer antigo.

Saiba mais sobre este produtor
A mostrar 1 - 3 de 3 itens
A mostrar 1 - 3 de 3 itens
Utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, assumimos que concorda com o seu uso. OK

Subscreva a nossa Newsletter



Subscreva a nossa Newsletter



A Wineclick irá utilizar a informação que fornecer neste formulário para entrar em contato consigo no âmbito das suas atividades comerciais e tendo em vista a finalidade de marketing. Por favor, confirme se podemos entrar em contato consigo por email selecionando o campo em baixo:

x Já se vai embora?

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!
x Não perca esta oferta!

Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!

Fazer já o registo!