Enólogos e proprietários da Adega Belém Urban Winery a Catarina e o David sempre adoraram vinho e ambos adoram Lisboa. É por isso que construíram a sua adega dentro de uma antiga oficina de automóveis em plena zona urbana de Belém, em Lisboa. As uvas vêm de pequenos vinhedos próximos
Enólogos e proprietários da Adega Belém Urban Winery a Catarina e o David sempre adoraram vinho e ambos adoram Lisboa. É por isso que construíram a sua adega dentro de uma antiga oficina de automóveis em plena zona urbana de Belém, em Lisboa. As uvas vêm de pequenos vinhedos próximos.
A paixão de ambos é produzir, a partir de cada lote de uvas, vinhos extraordinariamente deliciosos e com forte personalidade. Para conseguir isso, trabalham em colaboração com viticultores, amantes do vinho e distribuidores de vinho que compartilham a sua paixão por vinhos complexos e cheios de alma.
A rã ibérica é o logotipo da Adega Belém Urban Winery pois a Catarina além de enóloga é também bióloga e desde cedo traçou uma brilhante parábola entre a história do acasalamento da rã ibérica e os seus vinhos. Para além de produzirem vinhos de terroirs reconhecidos também gostam de se aventurar para além do seu lago.
Tecnologia de vinificação
Têm uma abordagem de baixa intervenção na vinificação que combina técnicas tradicionais de fermentação espontânea, estágio em barricas de carvalho, pisa a pé e maceração pelicular, com técnicas mais modernas.
As uvas
As uvas brancas vêm de vinhas plantadas no sopé do Monsanto em Lisboa, enquanto as uvas tintas vêm de vinhas na margem direita do rio Tejo, a uns quilómetros da Baía de Lisboa. A gestão integrada da vinha cria um ambiente ecologicamente sustentável, mantendo as uvas e o solo em ótima forma. As uvas são colhidas à mão quando atingem a maturação fenólica ideal.
Vale de Caparide – Uma vinha eclésiastica na Costa do Estoril
Metade dos vinhos tintos da Adega Belém são produzidos a partir de uvas cultivadas no vale de Caparide, localizado na costa sul da península de Lisboa, cerca de 15 km a oeste da adega.
Este vale estende-se desde as praias de São Pedro de Estoril até ao sopé da serra de Sintra, que o protege dos ventos frios do noroeste do Atlântico. Rochas calcárias e leitos de conchas marinhas fósseis sob sedimentos geo-historicamente mais recentes do rio Caparide formaram um fluvissol de retenção de água com horizontes de solo fracamente estruturados e um solo fértil; uma base ideal para vinhos tintos mais leves.
O clima é atlântico com noites frescas e dias quentes a quentes levando a um período de maturação das uvas prolongado. A vinha pertence a um dos seminários sacerdotais mais antigos de Lisboa e faz parte do histórico DOP Carcavelos desde a sua criação.
É hoje gerido por uma pequena equipa de agricultura experiente, implementando um protocolo de baixa intervenção, baseado principalmente em tratamentos ad hoc contra doenças fúngicas da uva. Não há irrigação.
Tapada da Ajuda – Uma Vinha dentro de Lisboa
As uvas para a maioria dos vinhos brancos da Adega Belém são cultivadas na vinha da Universidade de Lisboa, localizada no campus do Instituto Superior de Agronomia, no bairro urbano da Ajuda, em Lisboa. Localizadas no sopé mais baixo da serra do Monsanto, as vinhas estão viradas a sul e têm vista para o rio Tejo. Protegida dos ventos frios do Atlântico, a vinha beneficia de um microclima mediterrânico numa região atlântica. A acrescentar a esta situação curiosa está a seleção de castas aqui cultivadas, principalmente uvas de clima frio, incluindo Encruzado, Moscatel Galego e Alvarinho, originários do Norte do Portugal.
Os solos são ricos em antigas rochas calcárias cobertas por depósitos lodosos argilosos aqui transportados pelo rio Tejo e pelo vento.
As vinhas são geridas por uma equipa de agricultura profissional que implementa um protocolo de baixa intervenção, baseado principalmente em tratamentos antifúngicos ad hoc, regas pontuais e proteção física das uvas através de redes.
Bemposta em Alenquer – O Napa Valley do Portugal
As uvas dos vinhos tintos mais intensos produzidos pela Adega Belém – Rabo da Rainha Grande Reserva 2020 e Lili 2020 – são cultivadas numa vinha junto ao Rio Ota na região DOP de Alenquer, a cerca de meia hora de carro a nordeste da adega ao longo o rio Tejo. As principais castas aqui cultivadas são Touriga Franca, Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Castelão.
O solo é formado principalmente por sedimentos lodosos dos rios Tejo e Ota, com um subsolo calcário mais profundo. Beneficiando da brisa fresca do Atlântico, a cerca de 10km de distância, durante a noite e a manhã, estando expostas a pleno sol a partir do meio-dia, as uvas beneficiam de um período de maturação prolongado e de ótima maturação fenólica na maioria dos anos.
A vinha é gerida por uma equipa de viticultores experientes e aplica uma abordagem de intervenção mínima, baseada principalmente em tratamentos ad hoc contra fungos e pragas. A vinha não utiliza um sistema de irrigação.
Vinho equilibrado e fresco com aromas a frutas de caroço, laranja e floras brancas.
Aroma expressivo a frutas, toranja, maracujá, lichia, abacaxi e pimenta branca. Na boca é seco, com excelente acidez e ligeiro amargor vegetal bastante atrativo. É cremoso, envolvente e com ligeira salinidade.
Confirmação de Idade Tem idade legal para o consumo de bebidas alcoólicas? (+18 anos) Sim Não
Age Confirmation Do you have legal age to consume alcoholic drinks? (+18 years old) Yes No
Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!
Fazer já o registo!Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!
Fazer já o registo!