A Arribas Wine Company foi fundada em 2017, em Bemposta, Mogadouro. A sua missão é produzir vinhos autênticos baseados em castas regionais, vinhas velhas, técnicas tradicionais, e um grau de inovação. Assim, esforçam-se por cultivar as suas vinhas da forma mais sustentável e respeitosa possível e fazer os seus vinhos de uma forma minimalista.
A Arribas Wine Company foi fundada em 2017, em Bemposta, Mogadouro. A sua missão é produzir vinhos autênticos baseados em castas regionais, vinhas velhas, técnicas tradicionais, e um grau de inovação. Assim, esforçam-se por cultivar as suas vinhas da forma mais sustentável e respeitosa possível e fazer os seus vinhos de uma forma minimalista.
A mistura varietal encontrada nas vinhas velhas cresceu reflete as suas estações quentes, com variedades que resistem bem ao calor e à seca e que podem atingir a maturidade no início da estação.
Origens
A Arribas Wine Company começou a tomar forma em Maio de 2017 numa visita à Bemposta, uma aldeia no município de Mogadouro.
A riqueza do património vitícola da região, com as suas vinhas antigas e condições edafoclimáticas, levou-os a decidir avançar com um projeto de produção de vinho.
Começaram numa pequena garagem que funcionou, durante muitos anos, como uma cave privada.
A adega está localizada na parte antiga da aldeia de Bemposta e, por ser construída na rocha, permite manter uma temperatura fresca e constante. Optaram pelos métodos tradicionais de produção, por isso, o equipamento limita-se a uma prensa de cestos verticais e barris de carvalho.
Pretendem produzir vinhos autênticos, leves e fáceis de beber e, por essa razão, tentam torná-los o mais puros possível.
Os Grandes Vinhos começam nas Vinhas
A busca da diversidade e de um lugar com características únicas levou-nos a Bemposta, uma pequena aldeia de Mogadouro, onde nasceram os avós de um dos fundadores. Lá encontramos vinhas velhas, algumas recentemente abandonadas devido à idade avançada dos proprietários, com um potencial espantoso sobre uma paisagem de cortar a respiração.
A sua primeira marca - Saroto - surgiu depois de perceberam que todo este potencial não estava a ser plenamente explorado. Se a palavra Saroto é o termo local para designar um animal com a cauda cortada, a imagem do lagarto pretende simbolizar a capacidade de regeneração, representando assim a vontade de recuperar e preservar um património tão rico e diversificado que de outra forma se perderia.
X-Factor
As castas Tinta Gorda, Malvasia, Bastardo, Verdelho, Rufete, Bastardo Branco, Verdelho Vermelho, Tinta Serrana (entre outras castas ainda por identificar), a altitude, a grande variação de solos e exposições, a viticultura tradicional e sustentável e a vinificação de intervenção mínima são os fios condutores deste projeto, que visa elevar todo o potencial do "Arribas do Douro" e das suas vinhas.
Os Produtores
Frederico Machado
"Não há limites para o que esta região pode oferecer, uma vez que oferece uma quantidade tão vasta de possibilidades em termos de vinificação. Favorecemos um estilo minimalista para extrair o melhor do que os nossos vinhedos têm para oferecer".
Ricardo Alves
"O vinho é feito a 90% na vinha e o resto é para não estragar o que a natureza nos deu. Conhecemos os nossos vinhos desde a rutura do rebento na vinha até ao momento em que são engarrafados".
A abordagem
Ambiente
"9 meses de Inverno e 3 meses de inferno" - Esta frase popular expressa o quão hostis são as condições desta região. Os Invernos são extremamente frios, e secos e parecem eternos. Os Verões são extremamente quentes durante o dia e frios durante a noite.
Equipamento
Em linha com a sua filosofia minimalista, têm cubas de fermentação abertas, uma prensa vertical, uma bomba e barris de carvalho.
Solo
Em termos geológicos, a sua rocha e solo é granito ígneo ou granodiorito com algumas rochas metamórficas como o xisto e o gnaisse. Tipicamente, os solos são muito pobres e difíceis de trabalhar, uma vez que estão localizados em falésias viradas para o rio Douro.
Colheita
As uvas são colhidas à mão e transportadas para a cave em caixas de 20 kg para evitar danificar a fruta.
As vinhas
Vinhas velhas
Na Arribas Wine Company, trabalham exclusivamente com vinhas velhas, com a idade média das parcelas a variar entre os 70 e 100 anos. Um aspecto importante destas vinhas é a mistura de castas tintas e brancas, chegando por vezes a atingir frações tão grandes como 70-30 (tintos/brancos). As principais castas são Tinta Gorda, Bastardo, Serrana, Verdelho Vermelho para os tintos e Verdelho, Malvasia, Posto Branco e Bastardo Branco para os brancos.
Arribas do Douro
Bemposta está localizada na parte nordeste do país, que é caracterizada por um clima temperado mediterrânico de influência continental. Por conseguinte, tem invernos muito frios e húmidos e verões curtos e secos. Embora Bemposta esteja localizada na sub-região de Trás-os-Montes no Planalto Mirandês, sentem-se mais ligados às Arribas Espanholas DO pois têm observado semelhanças em termos de solo, clima e mesmo de vinhas. É por isso que acreditam que a sua região deveria ser chamada "Arribas do Douro".
Um vinho leve e fresco, muito aromático, mineral e com acidez presente que equilibra os taninos rústicos.
Aromas refrescantes de morango e framboesa, com um toque de rosa e amora silvestre. Na boca tem textura suave e leve, com notas de framboesa e morango silvestre, termina fresco e vibrante.
Cor laranja com aroma intenso, é um vinho com textura e cheio de complexidade e nuances, a sua acidez natural faz com seja muito equilibrado na boca.
Confirmação de Idade Tem idade legal para o consumo de bebidas alcoólicas? (+18 anos) Sim Não
Age Confirmation Do you have legal age to consume alcoholic drinks? (+18 years old) Yes No
Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!
Fazer já o registo!Ganhe 10% desconto na sua primeira compra ao registar-se na nossa Newsletter!
Fazer já o registo!